Previous
Next

Toninhas e pinguins são encontrados mortos na Praia do Gi

Mais duas toninhas e pelo menos dois pinguins foram encontrados mortos na manhã desta sexta-feira, 23, na região da Praia do Gi, em Laguna. A informação foi divulgada, inicialmente pela Polícia Militar Ambiental e confirmada pelo Portal Agora Laguna.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Udesc) foi acionado para recolher as carcaças das espécies e confirmou no final do dia que uma delas estava grávida. Inicialmente, havia a hipótese de ter sido um boto-pescador sem vida – ambos os animais têm aparência semelhante.

Ainda não há informações sobre o que pode ter provocado a morte dos animais.

Outros casos

De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMPBS)/Udesc, outras espécies foram encontradas sem vida durante a rotina de monitoramento ainda nesta sexta-feira, 23, num total de 17 animais marinhos em óbito e um pinguim (Spheniscus magellanicus) adulto vivo.

Todos estes animais foram encaminhados para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc. O pinguim vivo recebeu atendimento veterinário nas instalações da unidade e os outros 17 animais foram encaminhados para necropsia.

Foram coletados na rotina:

• Duas (2) toninhas (Pontoporia blainvillei), das quais uma estava com um feto em desenvolvimento.

• Uma (1) Pardela-preta (Procellaria aequinoctialis).

• Uma (1) tartaruga- verde (Chelonia mydas).

• Doze (12) pinguins (Spheniscus magellanicus).

• Um (1) pinguim (Spheniscus magellanicus) por acionamento via 0800 642 3341.

Neste ano foram registradas e necropsiadas 19 toninhas Pontoporia blainvillei pela equipe do PMP-BS/ Udesc .

Saiba mais

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341.

Foto: PMP-BS/ Udesc

Atualizado às 19h27, com correção de informações.

Notícias relacionadas