Lobo-marinho é avistado na Praia da Cigana e especialista pede que não haja aproximação

Um lobo marinho foi avistado nesta segunda-feira, 12, na Praia da Cigana, região do Farol de Santa Marta. O animal é conhecido dos pesquisadores e está ali há cerca de uma semana, para descansar, o que é muito comum esta época do ano.

O professor Pedro Castilhos, da Udesc de Laguna, explica que mesmo aparentando tranquilidade, o recomendado é não chegar perto do animal. “Sugerimos que as pessoas mantenham distância para deixá-los descansar. Ultimamente, curiosos e animais domésticos têm sido responsáveis por problemas”, comenta.

“O importante é evitar a aproximação, não dar comida e evitar principalmente a presença de cães, uma vez que a transferência de zoonoses é potencializada”, frisa o especialista. O animal encontrado nesta segunda-feira, tem um selo de identificação do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da UFRGS.

O lobo-marinho apresenta comportamentos instintivos de defesa, quando se sentem importunados ou ameaçados. Apesar de não haver colônias reprodutivas da espécie em território brasileiro, os lobos podem ser encontrados em formações rochosas ao longo do Sul do país – um deles, em Laguna, na chamada Ilha dos Lobos.

Notícias relacionadas