Foto: André Luiz/Agora Laguna

Laguna corre o risco de ficar sem a única casa hospitalar que atende à população, com a possibilidade de o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos fechar as portas nas próximas semanas por falta de recursos. A informação foi confirmada pela direção da entidade, que participou de reunião sobre o assunto, na Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta sexta-feira, 09.

“O hospital está deficitário há muitos anos”, resume o presidente do hospital, Fernando Henrique Pache, que afirma ser impossível manter o funcionamento da entidade com os atuais recursos existentes. A reportagem do Portal Agora Laguna apurou que, atualmente, a entidade teria apenas R$ 20 mil em caixa para continuar funcionando.

A entidade teria uma dívida de quase R$ 8 milhões, valor inicial estimado pela auditoria, que deve divulgar o número real nos próximos dez dias, segundo a direção. O hospital, informou a secretária de Saúde, Valéria Olivier, tem apenas as Certidões Negativas de Débito (CND) do município e do estado, faltando apenas a emissão do mesmo documento a nível federal. “Estamos procurando resolver com o departamento jurídico”, afirma Pache, sobre as CNDs.

O encontro definiu algumas ações de emergência que serão tomadas, iniciando pela tentativa de obter a CND por via judicial. “Marcamos uma reunião com o procurador federal para segunda [12 de agosto], para verificar uma possível ação para dar continuidade à obtenção da CND federal”, adianta a secretária de Administração, Finanças e Serviços Públicos, Luciana Fernandes Pereira. Um portal da transparência está em estudos pela instituição, como forma de divulgar publicamente a situação das finanças da entidade.

A reunião foi acompanhada pela direção do hospital, prefeitura, imprensa e entidades de classe da cidade juliana. “É uma crise ameaçadora, mas realista. Tomamos algumas posições, em comum acordo, de que vamos fazer chegar essa mensagem ao governador e à Alesc, por meio dos deputados Júlio Garcia e Felipe Estevão”, comenta o prefeito Mauro Candemil (MDB), avaliando a possibilidade de sensibilizar o Estado, já que houve recentemente a devolução de recursos dos poderes Judiciário e Legislativo ao Executivo catarinense.

Fechamento do hospital já aconteceu no passado

Fundado em 1855, o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, sempre conviveu com dificuldades ao longo de sua trajetória. Conforme o histórico da entidade, o primeiro fechamento aconteceu em 1871, após a mudança do doutor Joaquim Monteiro para o Rio de Janeiro – porém, desde 1868 aconteciam movimentos para a economia da casa hospitalar.

O hospital seria reaberto apenas em 1872. Cinco anos depois, em maio de 1877, por falta de pagamento da subvenção governamental, as portas foram fechadas novamente, permanecendo assim até agosto daquele mesmo ano. Nas primeiras décadas do século XX, por volta dos anos 1920, o hospital quase fechou novamente, situação amenizada com a volta de auxílio do Estado.


Atualizado às 10h50.