Frente fria derruba as temperaturas a partir desta sexta-feira

A quinta-feira, 01, será marcada pelo tempo firme com sol e algumas nuvens em todo estado. Segundo a Epagri/Ciram, a máxima pode chegar a 28 graus na região durante a tarde. Mas a passagem de uma frente fria nos próximos dias vai mudar o cenário.

A entrada de uma massa de ar polar  vai derrubar as temperaturas em Laguna e no litoral sul a partir desta sexta-feira, 02. O frio se estende até segunda-feira, 05, perdendo força na terça-feira, 06. A chuva prevista é pouca significativa (5 a 15 mm) e mal distribuída.

Em nota, a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia (CHM), informa que o sistema frontal que se formou no sul da América do Sul continua avançando em direção à região Sul e Sudeste do Brasil e poderá provocar ventos de direção Oeste a Sudoeste, com intensidade de até 88 km/h (47 nós), entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), entre o dia 2 pela manhã e o dia 3 à tarde.

O mesmo sistema poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 88 km/h (47 nós), entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, do Paraná e de São Paulo, ao sul de Santos (SP), entre o dia 1º à noite e o dia 3 pela manhã.

A passagem desse sistema poderá provocar ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste, entre 3,0 e 5,0 metros, nas proximidades do litoral dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre o dia 2 pela manhã e o dia 3 à noite. Também há previsão de ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste, entre 3,0 e 4,0 metros, nas proximidades do litoral dos estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 2 pela manhã e o dia 3 à noite.

Haverá condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, entre 2,5 e 3,0 metros, entre o litoral dos estados do Rio Grande do Sul, ao norte de Chuí (RS), e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre o dia 2 à noite e o dia 3 à noite.

Veja os detalhes

Sexta-feira (02/08):
Tempo: encoberto com chuva do oeste ao sul do estado e na Grande Florianópolis, melhorando no final da tarde e noite no Extremo Oeste e no Litoral Sul próximo ao RS. Nas demais regiões, aumento de nuvens com chuva na tarde e noite.
Observação: a chuva prevista é pouca significativa (5 a 15 mm) e mal distribuída.
Temperatura: em declínio acentuado com a mínima à noite, devido ao avanço de uma intensa massa de ar polar para o sul do Brasil. No decorrer da tarde e noite há indicativo de neve no Planalto Sul e parte do Meio Oeste, com temperatura próxima de 0°C.

Vento: sudoeste a sul, com variações de nordeste pela manhã no Litoral Norte e Planalto Norte, moderado com rajadas fortes.

Sábado (03/08):
Tempo: firme e ensolarado na maior parte de SC, com mais nuvens pela manhã do Planalto ao Litoral e chuva fraca na madrugada da Grande Florianópolis ao norte do estado.
Temperatura: muito baixa devido à intensa massa de ar polar, com condição de neve no Planalto Sul e parte do Meio Oeste na madrugada e início da manhã e com geada ampla nas áreas altas do estado ao amanhecer, com mínima de – 9°C em Urupema e – 5°C em São Joaquim. No Litoral, temperatura mínima de 3 a 7°C. Observação: na maior parte das regiões o frio será mais intenso com registro da temperatura mínima à noite.

Vento: sudoeste, fraco do Oeste ao Planalto e moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (04/08):
Tempo: mais nuvens com formação de nevoeiros isolados no início do dia, especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia tempo firme e ensolarado em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa em todas as regiões, devido à massa de ar polar, com formação de geada ampla nas áreas altas do estado ao amanhecer. Temperatura mínima próxima e abaixo de 0°C zero graus em boa parte do Oeste, Meio Oeste e parte do Alto Vale do Itajaí, chegando a -6°C em Matos Costa, a – 7°C em Urupema e – 3°C em São Joaquim. No Litoral, temperatura mínima de 3 a 7°C.

Vento: sudeste, passando a nordeste na maior parte de SC e com variações de E no Litoral Norte, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 04 a 13 de agosto de 2019

 

Maior parte do período com tempo firme, com sol e poucas nuvens em SC. Na segunda-feira (05/09) o frio diminui porém ainda causa temperatura baixa com formação de geada nas áreas altas do estado, com elevação na temperatura nos dias seguintes. Na primeira quinzena de agosto não há previsão de chuva significativa para SC.

 

Recomendações da Defesa Civil de SC

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Notícias relacionadas

Previous
Next