Previous
Next

Filhote de baleia-franca é encontrado morto na Praia do Sol

Um filhote de baleia-franca (Eubalaena australis) sem vida foi avistado na faixa de areia da Praia do Sol, por um morador que passava pelo local por volta das 8h, desta sexta-feira, 02. O encalhe aconteceu a cerca de 500 metros do morro da Pedra do Frade.

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Udesc), trata-se de um filhote recém-nascido que apresentava marcas de nascença e cordão umbilical. Os especialistas seguiram os protocolos de encalhe da APA da Baleia Franca e removeram o animal para a Unidade de Estabilização da Fauna Marinha, localizada no Loteamento Laguna Internacional.

“Tivemos de tomar a decisão em função da maré que estava subindo e pode atrapalhar o procedimento”, relata o professor Pedro Castilho, coordenador do órgão em Laguna. A necropsia do animal foi feita na unidade e até a última atualização da matéria, a causa da morte ou do encalhe não havia tinha sido divulgada. “Temos uma estatística anual em que duas baleias morrem por ano, mas de acordo com a quantidade de animais que chegam isso pode aumentar. É relativamente comum que um ou dois filhotes encalhem e apareçam mortos nessa primeira fase da vinda das baleias”, afirma.

Este foi o primeiro encalhe de baleia-franca na temporada e em média. Há exatamente sete anos, conforme dados do PMP-BS, aconteceu um encalhe de filhote nas mesmas condições na Praia do Gi.


Atualizado às 14h40.