Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A Marinha do Brasil emitiu um alerta neste final de semana, através do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), por conta da possibilidade de ressaca, maré alta e rajadas de ventos até o próximo dia 23.

De acordo com a nota, a intensificação de um sistema de alta pressão pós-frontal poderá provocar ventos de direção Nordeste a Norte, com intensidade até 74 km/h (40 nós) entre o litoral dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, até o dia 23 pela manhã. Ainda devido a esse sistema, poderão ser observadas ondas, em alto-mar, de direção Leste a Nordeste, com altura entre 3,0 e 4,0 metros, na mesma região, entre o dia 20 à noite e o dia 23 pela manhã.

Além disso, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Leste a Nordeste até 2,5 metros de altura, no litoral do Rio Grande do Sul, ao norte de Rio Grande (RS), e de Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), entre o dia 21 e o dia 22 pela manhã.

A Marinha solicita sempre aos navegantes, que consultem os boletins com os detalhes das condições do tempo. As informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

Próximos dias com temperatura em elevação

Segunda-feira (22/07):
Tempo: firme com nevoeiros no período noturno e amanhecer e sol com algumas nuvens, no decorrer do dia em SC. No Oeste chuva fraca e muito isolada na tarde e noite.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: massa de ar seco na maior parte do dia em SC. Durante a tarde uma frente fria avança pelo Uruguai e RS.

Terça-feira (23/07):
Tempo: muitas nuvens com chuva muito isolada pela manhã no Oeste de SC. Na maior parte do estado presença de sol com poucas nuvens.
Temperatura: em alta para a época do ano.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (24/07):
Tempo: muitas nuvens a encoberto, com chuva ocasional no decorrer do dia do Oeste a o Litoral Sul, devido a uma frente fria em SC. Nas demais regiões sol e mais nuvens no decorrer da tarde, com chuva muito isolada no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Temperatura: amena no oeste e sul do estado devido a cobertura de nuvens, e mais alta para a época do ano nas demais regiões.
Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (25/07):
Tempo: encoberto com chuva do Oeste ao Litoral Sul de SC na maior parte do dia. No restante do estado encoberto com chuva na tarde e noite. Entre a tarde e noite condições de pancadas de chuva moderada com descarga elétrica no Oeste e Meio Oeste.
Temperatura: baixa em relação aos dias anteriores devido à nebulosidade e à chuva.
Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas.