Foto: Mariana Passuello

Na próxima semana, o Cine Teatro Mussi receberá um concerto clássico de violão aos moldes dos duos e cameratas apresentadas no início do século XX.  Obras de Mario Castelnuovo-Tedesco, Igor Stravinsky, Maurice Ravel e Jorge Cardoso estão inclusas no repertório da apresentação. A montagem do espetáculo é feita por acadêmicos de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e chega à Laguna no dia 12 de julho (sexta-feira).

A primeira parte do concerto vai mostrar uma das obras-primas escritas originalmente para violão. Os Violões Bem-Temperados tem a assinatura de Castelnuovo-Tedesco (1895-1968), composição alusiva ao Cravo Bem-Temperado, conjunto de prelúdios e fugas em todas as tonalidades maiores e menores escrito por Johann Sebastian Bach (1685-1750).

A apresentação mostra os acadêmicos Alejandro Jara, Igor Tomé, Jari Amorim e Luigi Brandão revezam-se para apresentar seis pares de prelúdios e fugas. Na segunda parte, a Camerata de Violões da Udesc apresenta arranjos de peças de três compositores – Igor Stravinsky (1882-1971), Maurice Ravel (1875-1937) e Jorge Cardoso. Os três arranjos foram escritos para quarteto de violões por Orlando Fraga, sendo os dois primeiros originais para pequena orquestra, o último para violão solo.

Serviço

O quê: Concerto de violões Sesc/Udesc

Quando: 12 de julho, sexta-feira

Horário: 20h

Ingressos: entrada franca (classificação livre) com ingressos liberados uma hora antes do evento na bilheteria do teatro.