Foto: Ilhacom/Farol da Ilha/Agora Laguna

As comunidades do Farol de Santa Marta promoveram a primeira edição local da Festa da Tainha com Pirão, organizada pelo grupo União da Ilha e pela União das Associações de Pesca da Região da Ilha (Uapi). O evento foi realizado na Praia do Cardoso durante a tarde de domingo, 07.

Para os organizadores, as festividades são consideradas sucesso e não está descartada a realização de uma nova edição em 2020, bem como a realização de edição, no começo do ano que vem, com a temática do camarão e siri. “Foi um grande momento para a nossa região. Estamos com a sensação de um dever cumprido. A Festa da Tainha era um sonho que tentamos realizar em 2018, mas não conseguimos. Unimos forças, sentamos planejamentos e conseguimos realizar”, avalia a integrante da Uapi e intendente municipal para a região da ilha, Maria Aparecida dos Santos Ramos.

   

Além das homenagens à cultura nativa da pesca da tainha, a festa escolheu uma rainha do pescador, a moradora da Passagem da Barra, Kailaine Boni, para representar o evento. “Nesse momento que vivemos da captura do pescado, ainda estamos tendo algumas dificuldades já que por causa das condições climáticas trouxe comprometimento à safra, que tem sido menor [este ano]”, finaliza Maria Aparecida, ao falar sobre o panorama da safra da tainha.

Durante as comemorações, embarcações saíram ao mar para mais alguns lanços de tainha. No mesmo dia, ao longo do litoral catarinense foram capturados mais de 25 mil peixes da espécie.

Foto: Ilhacom/Farol da Ilha/Agora Laguna