Anita Garibaldi abre série de TV sobre personalidades catarinenses

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,504 visualizações,  4 views today

Considerada a filha mais ilustre de Laguna, Anita Garibaldi será a primeira de um grupo de personalidades catarinenses escolhidas para estrelar a série de TV ‘Pequenos Grandes Talentos’, que estreia neste sábado, 13, às 14h. O projeto audiovisual será transmitido em rede estadual pela NSC TV, afiliada da Rede Globo, e tem a co-produção da produtora Televisão e Cinema (TVi).

“A ideia surgiu em 1997 quando eu conversava com uma amiga sobre as mães que não conseguem acompanhar os filhos porque trabalham fora. E nós falamos de como detectar uma criança talentosa. E na verdade se não tiver um adulto atento ao lado dessa criança, ela não consegue ampliar isso”, comenta a diretora e produtora executiva da TVi, Laine Milan, em entrevista ao NSC Total.

São 12 episódios com 28 minutos de duração, trazendo a trajetória de crianças catarinenses que viraram personagens marcantes para o estado, a partir do rompimento de barreiras intelectuais e culturais. “Este projeto é um novo momento da plataforma de entretenimento da NSC, o que nos deixa muito orgulhosos e felizes”, frisa o gerente de produção da emissora, Anselmo Prada.

O formato do projeto mescla dramaturgia com documentário e apresenta os personagens quando pequenos, sendo motivados por adultos que observaram neles potencial para quebrar os paradigmas de varias áreas em suas épocas.

Além de Anita, a série vai mostrar o pianista Pablo Rossi; o frade franciscano e cardeal Paulo Evaristo Arns; o poeta Cruz e Souza; o cineasta Rogério Sgan – zerla; o surfista Everaldo “Pato” Teixeira; a jornalista, professora e política Antonieta de Barros; o pintor Willy Zumblick; a sanitarista e pediatra Zilda Arns; o poeta Lindolf Bell e a religiosa canonizada Amabile Lucia Visintainer, mais conhecida como Santa Paulina.

Anita Garibaldi

Nascida em 30 de agosto de 1821, na histórica Vila de Santo Antônio dos Anjos de Laguna, Ana Maria de Jesus Ribeiro, se tornou mundialmente conhecida junto do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi.

O militar passou pela cidade juliana em 1839, proclamando a República Catarinense, braço do movimento Farroupilha que ocorreu entre 1835 e 1845 no Rio Grande do Sul. Ao lado de Giuseppe, a jovem lagunense entraria para a história ao lutar junto do amado, em diversas batalhas, primeiramente pela reunificação italiana. Anita morreu em 04 de agosto de 1839, em Mandríole (Itália).

Notícias relacionadas