Dentistas e auxiliares do município mantêm estado de greve até sexta-feira; atendimentos seguem normais

A greve dos dentistas e auxiliares de saúde bucal (ASB) do município de Laguna que estava prevista para ser deflagrada às 13h desta quarta-feira, 19, deve ser iniciada na sexta-feira, 21, após o feriado de Corpus Christi. A decisão de postergar o início segue orientação do sindicato da categoria (Soesc) e foi divulgada no começo desta manhã.

Em nota, os profissionais informaram que decidiram aguardar um posicionamento da Justiça garantindo a legalidade da greve, que deve ser divulgada no dia 21 de junho. “O atendimento odontológico do SUS de Laguna segue normalmente em todas as UBS [Unidade Básica de Saúde] e Centro de Especialidades”, garante a classe no texto, que acrescenta ter sido registrada a demissão de um dentista que atuava na unidade do Distrito de Ribeirão Pequeno.

Ainda segundo os dentistas, a prefeitura de Laguna não teria os procurado para tentar obter alguma resolução para o impasse. O Portal Agora Laguna tenta contato com a administração municipal e aguarda posicionamento sobre as questões expostas na nota.

Entenda

A greve, que teve seu início adiado pela terceira vez seguida (primeiramente estava prevista para começar dia 10 de junho) foi convocada pela classe para cobrar reajuste salarial pedido há cerca de 10 anos. O movimento foi anunciado em maio.

Uma das profissionais afetadas, a dentista Janaína Siqueira, em entrevista ao Portal explicou a razão do pedido de reajuste feita pela categoria, ainda em maio. Ouça:

A razão para a classe ter entrado em estado de greve foi o projeto de lei aprovado pelo Legislativo que ampliou o número de cargos comissionados no Executivo. De acordo com os profissionais, a prefeitura havia se comprometido a pagar em três parcelas, a partir do ano passado, a correção de valores que os dentistas cobram.

“Nós queremos que o que nos foi tirado seja devolvido e que as auxiliares recebam o justo pelo curso técnico delas. Ganhávamos referente aos nossos cursos de atualização e essa é uma profissão que muda [as técnicas] muito e isso nos foi tirado. Nos tiraram tudo e não nos dão nada. Queremos ser valorizados como profissionais da saúde e não como uma subcategoria”, lamenta a profissional.

Leia a nota oficial dos dentistas de Laguna

Os profissionais de odontologia da rede municipal de saúde de Laguna por orientação do SOESC (Sindicato dos ODONTOLOGISTAS DE SC) decidiram aguardar a decisão do Juiz da Comarca de Laguna sobre a legalidade da GREVE.

Essa DECISÃO deve SER PROFERIDA até essa sexta feira 21/6/2019.

Reiteramos nosso desejo de encontrar junto com as autoridades do Município um caminho amigável e de bom senso para resolução desse impasse.

Afirmamos que até o momento não houve contato da Prefeitura para um.acordo ou ao menos ouvir nossas reinvidicações.

Infelizmente um DENTISTA (Ribeirão)já pediu demissão, e tememos que outros excelentes profissionais façam o mesmo em breve.

Isso já está na conta da PML.

Por hora o atendimento odontológico do SUS de Laguna segue NORMALMENTE em todas as UBS e Centro de Especialidades.

Dentistas da Rede Municipal de Laguna/SC

Previous
Next