Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a possibilidade de chuva forte e ventania para a noite desta terça-feira, 25 e manhã do dia seguinte nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

De acordo com o órgão, as tempestades serão isoladas com risco de granizo, chuva moderada a forte, ventos intensos e raios principalmente na divisa com o estado gaúcho, devido a instabilidade pré-frontal.

“Essas áreas de instabilidades, associadas ao avanço da frente fria, gradualmente se deslocam para as demais regiões do estado catarinense, provocando temporais isolados ao longo de todo o dia. Conforme o avanço deste sistema, o vento ganha intensidade nas faixas litorâneas. Já as temperaturas sofrem um declínio acentuado em relação ao dia anterior, devido ao aumento de nebulosidade, chuva e avanço da massa de ar frio”, diz o comunicado.

Os ventos fortes podem ser desfavoráveis a navegação e a atividade de pesca.

Segundo a Epagri/Ciram, as máximas em Laguna nesta terça-feira, 25, podem chegar aos 30 graus, já para amanhã, a temperatura terá um declínio acentuado e não deve passar dos 15 graus com céu encoberto e chuva.

Na quinta-feira, 27, o tempo melhora de forma gradativa, com sol no decorrer do dia em todas as regiões.

Vento moderado e persistente a forte, mar agitado a grosso para o Litoral Sul de SC

Início: 26/06/2019 às 00:00 h
Fim: 26/06/2019 às 12:00 h

Região: Litoral Sul de SC.

Previsão: rajadas moderadas e persistentes a fortes de vento sul de 50 a 70 km/h. O vento deixa o mar agitado a grosso com picos de onda de 2,0 a 3,0 m. Condição desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: Passagem de uma frente fria.

Tempestades isoladas

Início: 25/06/2019 às 18h00
Fim: 26/06/2019 às 06h00

Regiões: Regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul

Previsão: Tempestades isoladas com risco de granizo, chuva moderada a forte, ventos intensos e raios a partir da noite de terça-feira (25), principalmente na divisa com o estado gaúcho, devido a instabilidade pré-frontal.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!