Previous slide
Next slide

Perícias do INSS na agência de Laguna retornam a partir desta segunda-feira, afirma presidente da OAB

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Lagua
Previous slide
Next slide

Após quase um mês sem perícias médicas na agência da previdência social de Laguna, o serviço deve voltar a ser realizado na cidade, a partir desta segunda-feira, 13. A informação foi divulgada no fim da tarde pelo advogado Leandro Bento, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Laguna.

O assunto seria tema de reunião provocada pela OAB, na procuradoria do Ministério Público Federal (MPF), em Criciúma, na próxima quarta-feira. “Recebi uma ligação do MPF informnado do cancelamento, em razão de INSS ter retornado as perícias para Laguna a partir de hoje [segunda-feira], podendo ser agendados pela agência ou telefone 135”, afirma Bento.

A reportagem procurou o instituto para comentar a notícia, mas não obteve posicionamento até o fechamento do texto.

Relembre o caso

A situação do INSS veio à tona no fim de março, quando as perícias foram canceladas pelo órgão federal, por conta do baixo efetivo de profissionais e problemas estruturais na sede da agência. “Esse reduzido quadro de servidores, em nossa visão, impossibilitará o bom andamento das atividades da Agência da Previdência Social (APS). Assim, optamos por transferir o serviço de perícia médica para outra unidade, preventivamente”, afirmou a gerente regional do INSS, em Criciúma, Arlete Luíza Rizzatti, em ofício encaminhado à OAB e Câmara de Vereadores.

Uma reunião em 10 de abril, com diversas entidades de Laguna na sede da gerência, em Criciúma, havia conseguido o reverter a situação das perícias, mantendo o atendimento. Entretanto, no mesmo dia, o órgão voltou atrás e manteve a transferência. “Reforçamos que a estrutura de Capivari de Baixo é muito mais adequada. As duas salas de perícia médica desta agência nunca foram utilizadas desde a sua inauguração. Assim, a medida tomada também promove uma melhor alocação de recursos públicos”, dizia o texto assinado pela assessoria.

O assunto chegou a ser debatido em Brasília, na sede do INSS, em audiências com o setor responsável pelas perícias, junto da representante da prefeitura, Deise Cardoso (presidente da Flama) e do deputado Felipe Estevão (PSL). “Na audiência nos informaram sobre a informatização do instituto e da acessibilidade digital aos contribuintes”, disse Deise à época. Na última semana, o deputado Neodi Saretta (PT) que preside a Comissão de Saúde, na Alesc, também havia tomado conhecimento da causa em encontro com Bento, na capital.

Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Notícias relacionadas