Previous
Next

Epagri/Ciram e Defesa Civil emitem alerta de chuva forte para Laguna e região nos próximos dias

A Epagri/Ciram, órgão que monitora o clima em Santa Catarina, emitiu um aviso de que teremos chuva frequente prevista para os próximos dias, com volumes elevados principalmente no oeste e sul catarinense.

Para esta quarta-feira, 29, a previsão indica tempo bom com sol, em Laguna. Já para quinta, por conta da presença de uma baixa pressão no Sul do Brasil, teremos condição de temporais em todas as regiões.

Confira a nota:

Temporais com granizo em SC na quinta-feira

Início: 30/05/2019 às 00:00 h
Fim: 01/06/2019 às 23:59 h

Região: Litoral Sul, Planalto Sul, Oeste e Grande Florianópolis.

Previsão:  chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, acumulando elevados totais. Na quinta (30/05), total diário de 50 mm a 80 mm, em média, com pontuais de 120 mm a 150 mm. Na sexta-feira (31/05) e sábado (01/06), permanece com chuva nessas regiões, acumulando menores totais, em torno de 40 mm a 70 mm em 48 horas.

– Atenção especial para as regiões do Planalto Sul e Litoral Sul, que já se encontra em situação crítica pela chuva dos últimos dias, com nível dos rios elevados e solo encharcado. Entre 24 e 27/05, foram registrados entre 100 mm e 200 mm nessas regiões.

– Atenção especial também para o Oeste, onde o acumulado das últimas 12 horas (entre 21h do dia 27 e 9h do dia 28/05) ficou em torno de 100 mm, em áreas próximas ao Paraná.

– Atenção para condição de temporais localizados com granizo em todas as regiões de SC, na quinta-feira (30/05).

Sistema: baixa pressão em SC com elevado aporte de umidade do ar, devido à atuação do jato de baixos níveis.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.