Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A construtora responsável pelas obras do Clube Blondin, Peifer Engenharia, divulgou nota à imprensa sobre o empasse entre a empresa e a prefeitura municipal. Na última sexta-feira, 24, equipes da Secretaria de Obras e Transportes estiveram na edificação e removeram os tapumes colocados pelos funcionários da empresa.

A Peifer Engenharia diz que “até o momento não foi possível compreender a razão pela qual foram retirados os tapumes que foram colocados conforme croquis entregues e aprovados pela prefeitura”. A empresa destaca ter meios de comprovar que o vazamento na rede subterrânea da Casan, mencionado pela Secretaria de Planejamento Urbano municipal como um dos pontos para a remoção das proteções, não foi causado pela empresa.

De acordo com a secretária de Planejamento Urbano, Silvânia Cappua Barbosa, a construtora fez o pedido de alvará de obra e instalação de tapume e que não foi expedido o documento, sendo de conhecimento da empresa. “Precisamos que seja feito o reparo na rede subterrânea imediatamente para que a empresa obtenha a aprovação e os alvarás, diante da apresentação de todos os documentos técnicos necessários”, pontua.

Segundo a administração municipal, vistorias técnicas foram feitas no local e foi dado prazo para que a executora da restauração retirasse as proteções que estariam irregulares até às 17h de quinta-feira, 24. “Em momento algum deveria ter iniciado a execução do mesmo sem a emissão do referido alvará. A empresa possuía total conhecimento, tanto que já havia efetuado o protocolo de solicitação em 3 de maio de 2019”, diz parte do comunicado divulgado pela prefeitura no dia 24.

Confira a nota divulgada pela empresa

A Empresa PEIFER Engenharia esclarece que as obras do Clube Blondin em Laguna, foram iniciadas com autorização do lphan e aprovação de toda documentação exigida pela prefeitura.

A empresa é extremamente idônea, regular e com todas as documentações entregues pontualmente. A ordem de serviço foi assinada no dia 17/04/2019 e toda equipe foi mobilizada para o município dar início às obras.

A empresa PEIFER Engenharia tem orgulho de poder comprovar que está 100% regular.

Foi surpresa e até o momento não foi possível compreender a razão pela qual foram retirados os tapumes que foram colocados conforme croquis entregues e aprovados pela prefeitura.

A Empresa PEIFER Engenharia tem a política de transparência, unidade e resolução. Por essa razão, solicitou a CASAN o comparecimento em frente ao clube para analisar e arrumar um vazamento. A CASAN no mesmo dia compareceu, levou retroescavadeiras e fez um buraco para investigar e arrumar.

Ocorre que, nesse trabalho foi encontrada exposição de fios de energia que estavam desenergizados. Foi atribuída a culpa a Empresa de forma injusta e inverídica. O buraco está fora da obra, não tem relação com a Empresa e os tapumes foram retirados, mesmo com a empresa 100% regular.

A Empresa PEIFER Engenharia afirma categoricamente e pode provar que o vazamento não foi provocado pela empresa.

A Empresa PEIFER Engenharia pensando em fornecer o melhor trabalho e para que os tapumes não ficassem expostos de forma crua, lançou a campanha no Instagram, para que pessoas enviassem fotos para relembrar a história do clube. A adesão à campanha foi surpreendente e teríamos uma exposição maravilhosa das fotos nos tapumes para trazer alegria a população Lagunense no momento cultural da festa tradicional de Santo Antônio.

Para resolver a situação, na última sexta-feira, a Diretora da Empresa PEIFER Engenharia realizou uma reunião no IPHAN solicitando a intermediação com a prefeitura para que possa ser solucionado o problema do buraco causado pela CASAN em frente ao clube, tendo em vista que todas as documentações da empresa estio regulares e devidamente entregues na Prefeitura.

A Empresa lamenta o ocorrido, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e disposta a retomar em tempo a obra de revitalização, aguardando da prefeitura a recolocação dos tapumes para que a exposição de fotos consiga ficar pronta para a Grande Festa de Santo Antônio.

Assim como a mencionada festa, Laguna é uma cidade histórica e turística e merece a revitalização do Clube Blondin, em que foi palco de muitas comemorações e assim deve continuar sendo para as próximas gerações.

Por fim, prezando pela celeridade e economia, a Empresa PEIFER Engenharia espera do Poder Executivo de Laguna uma rápida solução para dar prosseguimento na obra tão aguardada pelos Lagunenses.