Foto: PML

Construído no começo da década de 1980, o Estádio Municipal João Batista Wendhausen Moraes, popular campo do Laguna Esporte Clube (LEC), deve voltar em breve a ser palco das emoções do futebol. Após anos de ostracismo, o local está sendo revitalizado há quase 50 dias e pode ser o campo das partidas finais do campeonato amador.

“Ficamos dois anos esperando por um resultado das tratativas em Brasília, mas as mudanças na administração não nos possibilitaram o atendimento do pedido de recurso para a manutenção da estrutura. Mas graças a equipe da Fundação Irmã Vera (FIV) estamos conseguindo fazer isso”, explica o prefeito Mauro Candemil.

Apesar da manutenção, alguns problemas ainda continuam acontecendo como o registro de moradores que deixam seus cavalos presos pelo campo, danificando o gramado. A grama tem índice 90% de recuperação, feita manualmente pela frente de trabalho da FIV. Além do campo, alambrado e muros foram recolocados ou pintados pelas equipes.

Abandono

Em janeiro, o chefe do Executivo contou à reportagem que no início da gestão havia protocolado o pedido para captação de verba destinada ao estádio. À época, a equipe do Portal Agora Laguna, obteve acesso ao projeto da prefeitura e visitou o estádio. (Veja no fim da matéria, as fotos feitas à época pela equipe).

O Estádio João Batista Wendhausen Moraes foi construído entre 1980 e 1982, na gestão Mário José Remor (1977-1983) e inaugurado oficialmente em 29 de janeiro de 1983, com a partida entre Laguna e Figueirense, terminado em 0x0. Além do futebol, o espaço foi usado como palco para shows do Rock Laguna e outros artistas.