Tubos encontrados entupidos por lixo em Bentos, repercutem em cidade gaúcha

Em diversas cidades pelo país o entupimento das tubulações de drenagem por conta do lixo descartado irregularmente, na maioria formado por materiais plásticos, é um problema recorrente. Laguna não foge à regra e mesmo com diversas ações de conscientização, vários moradores seguem descartando seus resíduos sólidos em locais que, durante as chuvas, acabam sendo de fácil transporte para as redes de escoamento.

O mais recente flagrante foi divulgado na última semana pela prefeitura de Laguna, feito no dia 23. Segundo a administração municipal, durante ações de manutenção da Secretaria de Obras e Transportes, em Bentos, os funcionários encontraram alguns dos tubos completamente entupidos por lixo comum.

A obstrução foi identificada em uma rua no interior da comunidade, localizada na região Norte da cidade. A prefeitura trocou cerca de vinte tubos que estavam quebrados ou bloqueado por lixo e terra.

O descarte irregular de lixo é uma das principais causas de alagamentos, pois quando chove não há possibilidade de a água escoar devidamente. A cena, impressionante e assustadora, causou muitos comentários nas redes sociais, repercutindo em diversas páginas. “Falta conscientização da população”, resume um usuário na internet.

Cena é usada como exemplo no RS

Dentre as várias reproduções da imagem, uma também chamou atenção na sexta-feira, 25. A fotografia feita no interior de Laguna foi utilizada pelo prefeito de Imbé, Pierre Emerim da Rosa (PT), em sua página pessoal na rede social Facebook, para comentar sobre o impacto ambiental do descarte irregular de resíduos.

O registro, no entanto, não fazia menção ao local de origem da foto, com texto direcionando ao município do litoral gaúcho. A informação também foi divulgada na coluna do radialista Milton Alves, no jornal Diário do Sul, de Tubarão.

Reprodução

Apesar de não indicar o local, os moradores da cidade gaúcha associaram a imagem como tendo sido feita em Imbé, inclusive com elogios à administração daquele município por ações como esta de manutenção nas tubulações. Em contato com o Portal Agora Laguna, a assessoria de comunicação da prefeitura respondeu que tinha conhecimento de que o registro era Laguna.

“Não escrevemos na postagem que é de Imbé. Colocamos a foto a nível de conscientização para as pessoas não poluírem nossas praias. Uma postagem com intuito educacional. Sim, sabemos que é de Laguna. Nos questionamentos falamos que é de Laguna”, diz a assessoria. No recurso de histórico de edições feitas no texto, entre 8h05 e 20h15, do dia 25, quando a publicação foi feita, foi acrescido o nome de Imbé à mensagem de ‘bom dia’.

Divulgação

Notícias relacionadas