A reforma administrativa iniciada no fim do mês passado pelo governo Mauro Candemil ganha novos contornos nesta terça-feira, 02, com o protocolamento na Câmara de Vereadores do projeto de lei complementar nº 0003/2019, que trata da recriação da Secretaria de Comunicação Social, substituindo a gerência criada em 2018.
A matéria, conforme a justificativa do prefeito, foi criada pela “necessidade de se adequar estruturalmente as ações de comunicação social e visa dar maior grau de autonomia e liberdade para que as ações desencadeadas pelo Poder Executivo alcancem maior amplitude”.
Segundo o portal institucional do Legislativo, o texto está em fase de iniciativa e a conclusão da sua discussão – o que inclui: aprovação nas comissões parlamentares, leitura e votação – está prevista para o dia 24 de maio.
O nome mais cogitado para assumir a pasta, extinta na gestão de Everaldo dos Santos, é o do radialista Celso Fernandes. O locutor já ocupou o mesmo cargo na administração anterior.
Outras secretarias
Ainda segundo o texto, a Secretaria de Comunicação Social (inicialmente especulada como Comunicação e Publicidade) é a única novidade na estrutura de atividades-fim da administração municipal.
As pastas de Transportes e Obras; Saúde; Educação e Esportes; de Turismo e Lazer; Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Social; Assistência Social e Habitação e Pesca e Agricultura; permanecem sem alterações.
A possível fusão da Fundação Lagunense de Cultura com Turismo e Lazer, conforme informações obtidas pela reportagem, não entrou na pauta da Câmara.