Quando compôs o hino de Laguna, o saudoso poeta Osmar Cook disse que a cidade tem belezas sem par. E algumas dessas paisagens belas da cidade agora podem ser vistas por um ângulo diferente, a partir de um binóculo de grande alcance instalado à beira da lagoa Santo Antônio dos Anjos.
“A ideia surgiu após ter observado em Florianópolis, que alguns locais tem esse instrumento para as pessoas usarem e pensei em conseguir um para pôr aqui em Laguna”, conta o empresário Marco Antônio de Souza João, mais conhecido como Chorão. Segundo ele, para usar o equipamento não é necessário pagar nenhuma taxa.
Chorão, que gerencia o Caldo de Cana Caiana, nas docas, próximo à praça dos Ex-Combatentes, diz que a intenção dele é sempre cuidar da cidade. “A vontade é deixar o lugar onde a gente trabalha sempre bonito e mais vivo. Assim me sinto bem e faço com que a pessoa que vá adquirir alguns produtos meus também tenha mesma sensação”, comenta. O binóculo possui regulagem de altura, podendo ser utilizado por crianças.
“Gostei muito da ideia, parece que tudo está, assim, bem perto da gente. Aprovado!”, diz a turista gaúcha, Gabriela da Silva, uma das muitas que vêm conhecer Laguna. Dentre alguns dos pontos que podem ser observados através do instrumento, estão, por exemplo, a ponte Anita Garibaldi e as comunidades do Distrito de Ribeirão Pequeno, entre outros eventuais como a presença de botos na lagoa.