Laguna recebe projeto hidrossanitário complementar ao do Centro de Embarcações

A Amurel entregou ao município de Laguna o projeto hidrossanitário do Centro de Embarcações a ser construído na Praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta. O hidrossanitário é complementar ao do Centro de Embarcações e foi elaborado pela assessoria técnica da Amurel cumprindo orientações do ICMBio e APA da Baleia Franca. Sendo assim, o projeto prevê a construção de um biodigestor, estrutura de produção de energia fotovoltaica e captação e reuso de água da chuva.

O Centro de Embarcações dará abrigo para 23 embarcações cadastradas pelas associações locais e credenciadas pela Secretaria de Pesca e Agricultura de Laguna. Essas embarcações atualmente não possuem estaleiros ou estão em áreas irregulares, próximos ao sambaqui, ou em áreas de risco.

O projeto arquitetônico prevê a construção em madeira, com conceito tradicional dos antigos barracões de pesca, com espaço também para a guarda e manutenção de redes de pesca. Além da APA da Baleia Franca e do ICMBio, o projeto passou pela análise e regularização do MPF, Flama e MPSC. O Projeto possui área de 1.680m² em madeira.

A pesca artesanal em Laguna é destaque nacional, também pelo auxílio do boto tradicionalmente integrado à história da pesca no Brasil. A atividade é considerada uma manifestação cultural tradicional, secular e de ocorrência rara. O Estado de Santa Catarina é o maior produtor de pescados do Brasil e preservar a cultura e as tradições fazem parte deste trabalho.

O projeto arquitetônico produzido pela Associação já havia sido entregue ao município ainda em janeiro deste ano, pelo engenheiro sanitarista e ambiental da Amurel Alexandre Martins, a representantes da Secretaria de Pesca do município. O projeto hidrossanitário foi entregue nesta terça-feira, 16, pelo estagiário do setor de Engenharia e Arquitetura, Ray Mendonça ao servidor de Laguna, Adriano Baldoíno.