Laguna recebe dois novos cães para reforçar canil da Polícia Militar

Kratos e Ruger são os dois novos integrantes do 28º Batalhão de Polícia Militar (PM). A partir deste mês, a dupla entra para o quadro do canil da corporação que terá quatro cães para apoio em operações policiais. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira, 10.

“A estrutura que temos e as experiências do primeiro-tenente Alan Souza Cosendey Bittencourt na área e do soldado Max Sampaio Ribeiro com especialização em cinotécnica esperamos formar excelentes cães de faro”, comenta o major Rogério Piovesano Bartolamei, comandante da PM de Laguna.

Os cães podem ser empregados em ações que vão além do farejamento de entorpecentes: patrulhamento tático K-9, trabalhos preventivos e repressivos, policiamento em praças desportivas e demonstrações, são exemplos da utilização dos agentes caninos. Isso permite, afirma Bartolamei, “apoiar outras unidades de segurança pública como a unidade prisional, a Polícia Civil e unidades da Polícia Militar da região”.

Saiba mais

O canil setorial policial de Laguna foi criado na então Guarnição Especial de Polícia Militar, em 2011, no comando do tenente-coronel Adilton Maciel. O início foi com apenas um cão, o Urso, doado por um morador da cidade, e que após adestramento no canil central em Florianópolis, foi incluído na corporação, sendo comandado pelo soldado Vanderlei Costa Ferreira.

Em 2018, no dia 05 de maio, foi inaugurado o novo espaço do canil setorial, após diversas modernizações realizadas no comando do então tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes. Equipamentos foram adquiridos e uma viatura foi adaptada especialmente para as atividades com os agentes caninos.

No mesmo ano, a equipe do canil foi aumentada com o ingresso do primeiro-tenente Bittencourt, que se juntou aos soldados Max Sampaio Ribeiro, Adilson Souza Flores Júnior, com formação em Condução K9 e Álvaro Silva Martins. O oficial é conhecedor de técnicas de adestramento e apaixonado por cães.

Atualmente, a polícia tem quatro agentes caninos: Urso e Pantera e os filhotes Kratos e Ruger. Pantera, segundo a corporação, tem se destacado nas últimas operações policiais por ser uma das principais responsáveis pelas apreensões de drogas na cidade.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Notícias relacionadas

Previous
Next