Bombeiros formam mais uma turma do curso avançado da corporação

O Corpo de Bombeiros Militar de Laguna forma nesta sexta-feira, 26, mais uma turma de bombeiros comunitários, em solenidade marcada para 17h30, no quartel da corporação. Ao todo, 27 alunos do Curso de Atendimento Avançado à Emergências (Caae) que iniciaram as aulas em outubro de 2018, se tornarão bombeiros comunitários.

“O curso preparou o pessoal para atuar nas viaturas, seja de combate a incêndio ou de atendimento pré-hospitalar. Quem ganha com isso é a comunidade, que ganha 27 bombeiros comunitários, aptos para atender ocorrências e serem parceiros dos bombeiros militares”, destaca o sargento Juan Fernandes, coordenador do Caae. “É muito satisfatório, para nós, ter esse pessoal ao nosso lado. Isso permite um efetivo mais forte”.

Além do curso avançado, o módulo básico também é oferecido pela corporação. Atualmente, uma turma do Cbae, como é chamado, está tendo aulas no quartel semanalmente, onde os alunos aprendem noções iniciais de como lidar com situações comuns aos bombeiros, como primeiros socorros e gestão de risco. A formatura dessa turma deve acontecer no próximo mês.

Curso regional é sediado em Laguna

O quartel de Laguna sediou até esta sexta-feira, o Curso de Instrutor de Combate a Incêndio Estrutural que foi iniciado em 15 de abril. Participaram bombeiros de todo o Estado, vindos das cidades de São Miguel do Oeste, Xanxerê, Lages, Blumenau, Joaçaba, Tubarão, Balneário Camboriú e Florianópolis

“O objetivo é capacitar novos disseminadores das atualizações de técnicas que já empregamos há algum tempo na região do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Tubarão”, comenta o tenente Henrique Schuelter, comandante dos bombeiros de Laguna.

As aulas do curso aconteceram no quartel da cidade por ser o polo de referência em Santa Catarina nos treinamentos do gênero. Somente em 2018, foram formados 336 alunos soldado e 14 alunos oficiais. “Esse ano, formamos uma turma do curso de formação de cabos, com 33 alunos, e uma turma do curso de formação em perícia de incêndio, com mais 31 alunos”, destaca Schuelter. O local conta com alojamento para 36 alunos, duas salas de aula, refeitório e três simuladores de contêineres de última geração.

A planta de treinamento, segundo os planos do Corpo de Bombeiros de Laguna, deve ter alterações em breve. “Estamos finalizando os projetos de um prédio de 05 pavimentos em contêineres, para cursos e treinamentos de técnicas e táticas de combate e incêndios em edificações verticalizadas, visto a tendência das próprias cidades na questão da verticalização das habitações, e também a pavimentação da área de apoio e logística”, finaliza o comandante.

Foto: CBM Laguna/Agora Laguna

Notícias relacionadas

Previous
Next