Espetáculo ‘A Mulher Arrastada’ será apresentado no Cine Mussi

O circuito nacional Palco Giratório Sesc traz para Laguna o espetáculo “A Mulher Arrastada” (RS). Inspirado em um caso real, a peça aborda o caso da “mulher arrastada”, que chocou o Brasil há cinco anos.

A apresentação será no dia 26 de abril, – sexta- feira, às 20h, no Cine Teatro Mussi. A entrada é franca e a classificação é de 14 anos. Os ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria do local uma hora antes da apresentação.

Com dramaturgia de Diones Camargo e direção de Adriane Mottola, a peça terá apresentações gratuitas seguidas por bate-papo em oito cidades catarinenses.

Confira a programação completa do Cine Mussi para o mês de abril aqui.

A programação acontece em Concórdia (20/04), Chapecó (18/04 – oficina e 22/04 – apresentação), Lages (24/04), Laguna (26/04), Itajaí (28/04), Blumenau (30/04 – apresentação e 02/05 – Pensamento Giratório), Joinville (03/05 – apresentação e 04/05 – oficina) e Jaraguá do Sul (07/05).

A classificação etária é 14 anos e a agenda com os horários e locais das apresentações pode ser consultada clicando aqui.

Inspirada no caso real ocorrido no Rio de Janeiro em 2014, a peça narra os últimos momentos de Cláudia Silva Ferreira – mulher negra, pobre, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, mãe de quatro filhos biológicos e quatro adotivos –, brutalmente assassinada pela Polícia Militar ao sair de casa para comprar pão para sua família. Após ser baleada, seu corpo foi atirado às pressas no camburão da viatura e arrastado ainda com vida em meio ao tráfego da capital fluminense, sob o olhar horrorizado de motoristas e pedestres. Entrelaçando fato verídico e narrativa ficcional, esta peça-manifesto mostra a figura trágica de Cláudia reivindicando o que havia sido apagado durante a cobertura jornalística do caso: o seu próprio nome, substituído pela impessoal, violenta e cruel alcunha de “Mulher Arrastada”.

A montagem mostra duas situações paralelas. Uma delas, interpretada pela atriz Celina Alcântara, alude ao assassinato de Cacau, como Cláudia era conhecida. A outra mostra um policial, vivido por Pedro Nambuco, tentando se livrar da acusação de um crime. A peça estreou no ano passado e já conquistou importantes prêmios: Foi vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro 2019 (Melhor Espetáculo, Melhor Atriz para Celina Alcântara, e Melhor Iluminação para Ricardo Vivian) e do Prêmio Braskem Em Cena 2018 (Melhor Espetáculo e Melhor Atriz).

Sobre o Palco Giratório:

O Palco Giratório é o maior projeto de artes cênicas da América Latina que há 20 anos traz ações formativas e espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. O projeto possui reconhecimento internacional pela qualidade dos trabalhos, pela diversidade de público e de espetáculos, e pela extensa abrangência das ações que atende a todas as regiões do Brasil. Em 2019 Santa Catarina espera em torno de 10 mil pessoas em 74 dias de programação, 63 apresentações, 4 Pensamentos Giratórios, 64 horas de oficinas além de ações expandidas e de mediação cultural. Os trabalhos apresentam a pluralidade e inovação da produção cênica brasileira no 16º Festival Palco Giratório – no mês de agosto, em Florianópolis – e nas 6 turnês por todas as regiões catarinenses – de abril a outubro. Esse ano o grande destaque são as propostas expandidas e de mediação, que ampliam as ações de formação para os diversos públicos. O público pode aguardar muitas novidades, emoções e encantamentos.

Ficha Técnica do Espetáculo “A Mulher Arrastada”:
Texto: Diones Camargo
Direção: Adriane Mottola
Elenco: Celina Alcântara e Pedro Nambuco
Trilha Sonora Original: Felipe Zancanaro
Iluminação: Ricardo Vivian
Cenografia: Isabel Ramil (Ambientação Cênica) e Zoé Degani (Objetos Cenográficos)
Figurinos: Criação Coletiva
Fotos de divulgação: Regina Peduzzi Protskof
Arte Gráfica: Jéssica Barbosa
Produção estreia / temporadas: Diones Camargo e Regina Peduzzi Protskof
Produção de circulação do grupo: Luísa Barros
Realização da peça: Diones Camargo e La Photo Galeria e Espaço Cultural
Apoio do grupo: Cia. Stravaganza e UTA – Usina do Trabalho do Ator

Agenda:

26/04, às 20h – Cine Mussi

Avenida Engenheiro Colombo Machado Salles – Centro
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

Mais informações pelo telefone (48) 3644-0152.

Notícias relacionadas

Previous
Next