Mutirão de Limpeza será realizado em prol da proteção dos botos pescadores

Foto ilustrativa: Divulgação/PMP-BS/Arquivo

O Dia Mundial da Água será lembrado com um mutirão de limpeza do molhes da barra, no próximo sábado, dia 23 de março. O local não foi escolhido por acaso. A ação socioambiental tem como objetivo reforçar o cuidado e a proteção do santuário dos botos pescadores, no canal da barra, local onde há maior concentração destes mamíferos em Laguna.

Previsto para começar às 8h30, tendo como ponto de encontro a Praça Seival, o evento está sendo organizado pelo site Lagunambiental com patrocínio do Restaurante Geraldo, em parceria com o Instituto Ambiental Boto Flipper (IABF), Projeto de Monitoramento de Praias (PMP/BS) e Udesc. Tem ainda apoio da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Prefeitura de Laguna, através da Secretaria de Obras e do Portal Agora Laguna, que fará a cobertura dos trabalhos.

A ação quer reforçar a importância de moradores, turistas e pescadores cuidarem do seu lixo, evitando descartar qualquer resíduo na faixa de areia e na água. O local é um dos principais pontos turísticos de Laguna, frequentado o ano todo por turistas e diariamente por pescadores que realizam a pesca com auxílio dos botos. Por isso, será disponibilizada uma tenda do Projeto de Monitoramento de Praias no local para reforçar a divulgação e os trabalhos de educação ambiental desenvolvidos em prol dos botos.

Os botos pescadores são considerados por lei patrimônio natural do município e sofrem com o aumento no número de mortes nos últimos anos, ocasionada principalmente por emalhamento em redes de pesca irregulares. A poluição também tem sido apontada como uma das causas que vem prejudicando a saúde dos animais. Atualmente a população residente é de aproximadamente 45 botos.

O mutirão é aberto para qualquer pessoa interessada em ajudar na limpeza. Previsto para terminar ao meio-dia, todo lixo recolhido terá apoio da Secretaria de Obras para o transporte e destinação final.

Anote aí:
Mutirão de Limpeza dos Molhes da Barra (Santuário dos Botos Pescadores)
Horário: 8h30
Dia: 23/03 (Sábado)
Ponto de encontro: Praça Seival (próximo a Associação de Surfe)
Faça sua parte, cuide do seu lixo!

Previous
Next