Foto: Arquivo pessoal

Desde janeiro deste ano, o Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, dispõe de uma mini estação meteorológica para auxiliar o monitoramento de variáveis climáticas.

Produzido pela empresa YSI Incorporated, o equipamento está alocado no Laboratório de Gestão, Ecologia e Tecnologia Marinha (GTMar) e teve seu pedido realizado pelo professor Eduardo Guilherme Gentil de Farias, coordenador do laboratório.

“O aparelho será aproveitado por diversas disciplinas da Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas – opção Biologia Marinha da Udesc Laguna. Também será utilizado para analisar o efeito das variáveis ambientais sobre a pesca local, dando suporte às pesquisas no âmbito da oceanografia pesqueira”, esclarece Farias.

De acordo com o professor, o processo de importação iniciou em 2017 e foi concluído em janeiro deste ano. Avaliado em R$ 16.359,51, o equipamento foi adquirido com recursos oriundos de uma emenda parlamentar.

O GTMar também teve sua infraestrutura melhorada e incrementada com a aquisição de diversos equipamentos, como sensores, sondas e lanchas, com recursos provenientes de um convênio com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O novo equipamento registrará continuamente os parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, etc) e ficará montado no telhado no prédio, sendo o primeiro do gênero a ser adquirido pela Udesc.