Projeto de extensão da Udesc Laguna promove bem-estar de animais de rua na cidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 320 visualizações,  4 views today

O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, vem desenvolvendo o projeto de extensão Aumigos, que busca envolver toda a comunidade do município na causa animal, com uma série de atividades focadas em cães e gatos de rua.

Oficializado em 2018, a iniciativa pretende realizar a partir deste ano, por exemplo, ações na área da educação, com a divulgação de material educativo para alunos do ensino fundamental da rede pública.

Outra ação planejada para 2019 é o auxílio na castração tanto dos cachorros de rua, como dos cachorros comunitários e de famílias de baixa renda. As cirurgias serão feitas por meio de parcerias assim que o cadastro dos animais estiver completo – essa etapa já foi realizada em metade dos bairros de Laguna.

Ações feitas em 2018

O Aumigos foi criado pela crescente quantidade de cachorros em situação de rua em Laguna, pela ausência de meios de assistência nessa área e pela necessidade de conscientização da população.

Idealizado pela bolsista Raiane Cardoso, estudante de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, e coordenado pelo professor Carlos André da Veiga Rosa, o projeto dedicou-se no ano passado a ações para se estruturar.

Atualmente, o grupo tem dez voluntários e o apoio de entidades como as organizações não governamentais (ONGs) Solpra e Gatos dos Molhes, que participaram das atividades de planejamento em 2018.

A iniciativa também conta com a cooperação da Gerência de Bem-Estar Animal, setor da Secretaria de Pesca e Agricultura de Laguna, que apoiou a realização de uma feira de adoção nas instalações da Udesc Laguna.

Além disso, integrantes do Aumigos participaram de três sessões da Câmara Municipal de Laguna, sendo uma para apresentar o projeto da universidade aos vereadores e duas como ouvintes. A vereadora Nadia Tasso Lima é ativista da causa animal e também parceira da iniciativa.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e no folder do projeto.

Notícias relacionadas