Novas vias laterais vão mudar cotidiano de comunidades lindeiras da BR-101 Sul/SC

A construção de nova via lateral entre o acesso a Caputera até o bairro de Bentos, em Laguna (SC) vai ampliar a capacidade de tráfego por ruas paralelas à duplicação da BR-101 Sul catarinense. Já em fase de conclusão, os 900 metros de nova plataforma tem toda a capa asfáltica instalada e aguarda a cura do pavimento para receber a sinalização definitiva. O lote de Obras Complementares ao conjunto construtivo já duplicado vai mudar a forma de tráfego entre os aglomerados urbanos existentes entre o km 305 ao km 307 da rodovia federal.

Essa mudança vai além do tráfego de veículos, influenciando o cotidiano de pedestres – que agora têm uma ligação entre as duas comunidades, o transportes de cargas e pessoas e, até, a possibilidade de expansão econômica da região, já que abre condições logística para implementação de empresas nos terrenos próximos das obras.

A construção vai auxiliar na vida cotidiana para cerca de 600 famílias – 110 em Bentos e outras 490 em Caputera e Perrixil. Outra frente de obras, em Santiago-Taquaruçu (Pescaria Brava) vai beneficiar outras 550 famílias dos aglomerados urbanos edificados entre o km 321 ao km 324 da BR-101. A nova plataforma vai ligar esse segmento pelo bordo esquerdo, aumentando a capacidade do tráfego local e, também, locais de retorno e acesso.

Na duplicação da BR-101 Sul em Santa Catarina foram construídos e liberados cerca de 211 quilômetros de vias laterais. Outros 4.901,50 metros de novas vias laterais serão construídos na segunda fase de Obras Complementares, além de um nova ponte para via lateral e a adequação de ponte existente no km 328,9, no Rio Capivari. O lote de Obras Complementares e remanescentes se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão e já construiu e liberou cerca de dois mil metros de vias laterais, 1,5 mil metros de calçadas em Pescaria Brava com 2,2 mil metros construídos em na travessia urbana do bairro São Cristóvão, em Tubarão, um viaduto e quatro passarelas.

O DNIT/SC pede interessados em acompanhar a obra, sejam das comunidades lindeiras, fornecedores ou imprensa, devem procurar informações pelo Serviço de Atendimento ao Usuário, pelo telefone 0800 6030 101 ou (48) 3632-0285, para contato. O consórcio Concremat-Tecnosolo, contratado para a Gestão Ambiental nas obras da BR-101 Sul, faz campanhas permanentes de Comunicação Social nas comunidades lindeiras para alerta dos trabalhos e as medidas de segurança a serem tomadas.

Notícias relacionadas

Previous
Next