Epagri/Ciram emite alerta de temporais para esta quinta-feira em Laguna

Uma frente fria deve trazer temporais, pancadas de chuva e raios para esta quinta-feira, 03, principalmente para o litoral sul catarinense. Segundo o órgão, as rajadas de vento podem variar entre 60 a 90 km/h com possibilidade de queda de granizo na região.

O dia deve começar com temperaturas altas e sensação de ar abafado. A partir da tarde, chuva intensa, persistente e bem distribuída em todas as regiões, principalmente do oeste ao litoral sul.

Confira os detalhes:

Quinta-feira (03/01):
Tempo: sol e calor pela manhã na maior parte de SC. A partir da tarde chuva intensa, persistente e bem distribuída em todas as regiões. A chuva será mais intensa do Oeste ao Litoral Sul, com totais mais elevados no Oeste e Litoral. Atenção: alto risco de temporais com granizo e rajadas de vento forte no Estado.
Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste fraco pela manhã, passando a sul/sudeste do Oeste ao Litoral Sul em áreas próximas ao RS durante a tarde, com intensidade moderado e rajadas fortes associadas aos temporais.
Sistema: alta pressão com centro no mar pela manhã e avanço e uma frente fria durante a tarde.

Sexta-feira (04/01):
Tempo: muitas nuvens com chuva por alguns momentos em todas as regiões de SC. Chuva persistente, mais intensa na madrugada e manhã. Atenção: alto risco de temporais com granizo e rajadas de vento forte sobre tudo na madrugada e manhã.
Temperatura: diminui em relação aos dias anteriores.
Vento: sudeste, moderado com rajadas mais intensas associadas aos temporais. Durante a tarde a intensidade do vento diminui na maior parte de SC, permanecendo moderada a forte no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Sábado (05/01):
Tempo: sol entre nuvens, com chuva muito isolada entre a tarde e noite.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste, com variações de leste/nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral Sul.

Domingo (06/01):
Tempo: presença de sol na maior parte do dia em quase todas as regiões de SC, com mais nuvens e chuva fraca no início da manhã no Litoral Norte e Grande Florianópolis. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva, mais concentradas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Recomendações:

Para situações como essas, a Defesa Civil traz recomendações:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Notícias relacionadas