Campanha de prevenção ao desaparecimento de crianças é realizada pela Polícia Civil

Divulgação/PCSC

A Polícia Civil de Santa Catarina (PC-SC) realiza nesta temporada mais uma edição da campanha de prevenção ao desparecimento de crianças nas praias do litoral catarinense, integrando os trabalhos da operação Veraneio. Uma delegacia móvel estará percorrendo neste fim de semana, 19 e 20, as praias do Mar Grosso, da Barra e Farol, alertando e conscientizando pais sobre os perigos que um minuto de desatenção podem causar.

“Essa operação é coordenada pela Delegacia de Pessoas Desaparecidas, de Florianópolis, e está sendo realizada no litoral catarinense inteiro, ela começou dia 21 de dezembro e termina dia 11 de fevereiro”, explica o agente da Polícia Civil, Renato Carneiro do Amaral. A atuação dos policiais é feita de maneira preventiva com a distribuição de panfletos e pulseirinhas de identificação para crianças.

A ideia surgiu a partir da ONG Criança Desaparecida, fundada por Amaral em 2010, para auxiliar na busca por crianças desaparecidas e foi abraçada pela Polícia Civil. Inicialmente a campanha foi realiza nas praias da região Norte e trazida para o litoral Sul, a partir de 2017, com a montagem da delegacia móvel.

A partir de dados dos boletins de ocorrência policiais, a organização, mantida pelo Movimento Catarinense pela Busca à Criança Desaparecida, criou um site onde mantem uma base de dados de desaparecidos. Desde o surgimento, em 2011, a plataforma ajudou a encontrar 160 crianças e atualmente tem o registro de 33 menores sumidos em praias catarinenses.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Previous
Next