Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A equipe de planejamento da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) entregou recentemente para a Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) de Laguna, um projeto para a edificação do centro de embarcações na praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta.

Com espaço para 23 barcos de pesca, o local será destinado para abrigar as embarcações dos pescadores cadastrados pelas associações comunitárias e credenciadas pela Sepagri. O projeto surge para acabar com o problema da falta de estaleiro e de depósito dos barcos, antes colocados próximos aos sambaquis ou áreas de risco. A situação está sendo estudada desde 2015.

De acordo com Patrícia Paulino, secretária de Pesca e Agricultura, a edificação será erguida pelos próprios pescadores com materiais doados por colaboradores. “O que nos solicitado foi um profissional para acompanhar a obra e também a terraplanagem”, explica, destacando que a Sepagri coordenou o processo junto à Amurel para que o projeto fosse elaborado.

Maria Aparecida Ramos, representante da União das Associações de Pescadores da Ilha (Uapi), salienta que já foram encaminhados à secretaria municipal os ofícios referentes às obras para que sejam enviados aos órgãos competentes como o Ministério Público Federal e Secretaria de Patrimônio da União, que estiveram envolvidos na ações de solicitação de regularização dos antigos barracões. Esse é um dos passos necessários para que a obra possa sair do papel.

A planta do centro de embarcações tem área de 1.680m² em madeira, com sistema de captação de água da chuva, placas fotovoltaicas, biodigestor e será construído próximo ao deck da praia do Cardoso. Segundo a Amurel, o projeto será nos moldes dos antigos barracões de pesca, com espaço para guarda e manutenção de redes usadas na atividade pesqueira. “O projeto contempla as necessidades dos pescadores”, pontua Maria Aparecida.

Divulgação/Amurel