Sistema de esgotamento sanitário na região do Farol tem obras autorizadas

As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário que atenderá as comunidades do Farol de Santa Marta e praia da Cigana foram autorizadas em cerimônia realizada no Centro Administrativo Tordesilhas, na tarde desta sexta-feira, 14. A empresa que venceu a licitação e fará a execução é a Incosan, de São José. Os recursos desta primeira fase, 10,3 milhões de reais, que devem chegar à 16 milhões, foram obtidos via financiamento com a Agência Francesa de Desenvolvimento

A rede de coleta será de 17,3 quilômetros de extensão e possibilita a instalação de quase mil conexões domiciliares. O sistema terá ainda quatro estações elevatórias de esgoto, que farão o bombeamento do esgoto até a unidade de tratamento, e ainda mais 4,3 km de emissários terrestres (tubulações que levam o esgoto para o local de depuração).

A instalação desses sistema permitirá que a cidade eleve sua cobertura de coleta e tratamento de esgoto de 53% para 58%. O novo investimento é um acréscimo ao realizado em 2016, quando Laguna recebeu R$ 43,7 milhões em redes de coleta e uma moderna estação de tratamento, no bairro Vila Vitória.

A licitação para a construção da nova estação de tratamento de esgoto que vai atender o Farol de Santa Marta será relançada pela Casan e tem valor previsto de R$ 5,4 milhões.