DNIT inicia nova frente de obras na BR-101 Sul, em Laguna

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) iniciou nesta quarta-feira, 12, nova frente de obras para finalizar a construção de via lateral da BR-101 Sul, paralela ao sentido sul-norte da rodovia federal, em Bentos, Laguna. Os trabalhos estão alocados no bordo oposto da implantação de nova rua lindeira para ligar o acesso à Caputera, até o km 307. Assim como neste espaço em construção, trabalhadores e equipamentos estão em movimentação constante nas próximas semanas.

As atividades em execução no trecho estão removendo a camada de solo com baixa resistência para iniciar a compactação da base e sub-base. Ao mesmo tempo, a sinalização provisória de obras está sendo instalada para demarcar o avanço da frente. O serviço é feito próximo de residências e empresas, onde há movimentação intensa de veículos e pedestres. Por isso, é pedida atenção redobrada por toda a comunidade.

O projeto deste segmento está sendo revisado e a extensão total da nova plataforma passa por avaliação, pois é preciso dar inclinação ideal entre a plataforma da via lateral e a alça lateral de incorporação ao fluxo de longo curso. Ao menos 200 metros de nova via estão projetados para este segmento. Toda a logística construtiva será continuada nos próximos dias, sem interferência no trânsito de veículos pelas pistas duplicadas da BR-101.

Já a comunidade lindeira de Bentos deve ter cuidados redobrados para a movimentação dos veículos em trânsito local e dos pedestres durante o período de obras, pois há trabalhadores e equipamentos pesados em circulação constante. O alerta é necessário para evitar acidentes e, principalmente, educar os transeuntes durante a construção. Além disso, por medida de segurança, as frentes de trabalho no lote de Obras Complementares têm a entrada de pessoas vetada, vista a movimentação de equipamentos e trabalhadores.

Por curiosidade ou para acompanhar a evolução dos trabalhos, muitos moradores lindeiros acabam ocupando o espaço de obras, o que é proibido. Isso porque para circular pela frente de obras é preciso usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) e possuir treinamento especializado. Além disso, pessoas não autorizadas estão expostas ao risco de acidentes, já que o local de trabalho abriga ferramentas, escavações e obras em evolução.
Comunicação Social para as comunidades – O DNIT/SC e o Consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestão Ambiental) realizam na quarta-feira, 12, ações de Comunicação Social no bairro de Bentos, local da nova frente de trabalhos. A comunidade é lindeira do lote de Obras Complementares, na BR-101 Sul, onde o acesso ao aglomerado urbano marca o início da construção, próximo da frente de obras alocada no km 306,3 da rodovia federal.

Os agentes de Comunicação Social do Consórcio distribuíram conteúdo sobre cuidados durante o tempo de obras, com atenção para a circulação de equipamentos e trabalhadores – principalmente os caminhões basculantes – em peças de publicidade informativa, feitas em cartazes e folders. Também foram distribuídas informações sobre o número de telefone para atendimento das demandas dos usuários e moradores lindeiros quanto às demandas por informações sobre o empreendimento.

Notícias relacionadas

Previous
Next