Previous
Next

Luzes acendem e cidade começa a entrar no clima natalino

Contando a partir desta segunda-feira, 19, faltam cinco semanas e um dia para uma das datas mais comemoradas no mundo todo: o Natal. E começam a aparecer as primeiras decorações natalinas na cidade, além do comércio iniciar a divulgação da preparação para esta época, muito esperada comercialmente.

Iluminação e decoração

Com a proximidade da chegada do Papai Noel, é preciso arrumar a casa e decorar a cidade para que o bom velhinho sinta, em Laguna, uma extensão do Polo Norte. No sábado, 17, as primeiras iluminações de Natal no Centro Histórico começaram a ser acesas e gradativamente outros pontos do bairro serão iluminados.

A ideia de se agendar uma data para o acendimento de todas as luzes ao mesmo tempo foi descartada por conta da necessidade de se fazer testes com a decoração e também pela possibilidade de falhas técnicas.

E algumas lojas da cidade que participaram da contribuição natalina para CDL, já iniciaram a instalação de decoração para avisar que o Natal está chegando. Esse ano, segundo Ondina Silveira, presidente da entidade, os itens “terão reflexo durante o dia e à noite serão iluminados”.

Chegada do Papai Noel

A tradicional chegada do Papai Noel que acontece já há alguns na cidade e que sempre abre as comemorações de Natal, este ano vai ser realizada na sexta-feira, 07 de dezembro. No dia o comércio vai estar aberto até às 22h.

Foto: Elvis Palma

A mudança na data – a chegada acontecia no domingo – foi por conta dos associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Laguna, entenderem que ficaria muito tarde a chegada do Papai Noel, em relação à outros municípios, como Tubarão, onde o evento será no dia 05.

Aqui na terra de Anita, o bom velhinho vai chegar de jardineira turística e será acompanhado ainda por uma orquestra infantil. Parcerias com outras entidades, como o Sesc, não estão descartadas pela CDL.

Horário especial no comércio
Foto: André Luiz/Portal Agora Laguna

O comércio, como faz todos os anos, atuará em horário especial (veja no fim da matéria) até o Natal, iniciando na segunda-feira, 10. As lojas ficarão abertas das 8h30 às 22h (segunda à sexta-feira); nos sábados até às 17h; e aos domingos, das 17h às 22h.

Mesmo com um ano atípico na economia, a expectativa ainda é boa para os comerciantes da cidade, garante Ondina. “Esperamos que o lagunense e até as pessoas de outras cidades venham priorizar, valorizar o nosso comércio e aquecer a economia”.

Sem palco no centro

Esse ano a CDL não vai instalar o palco em frente ao Mercado Público. A entidade está evitando gastar recursos para não deixar pendências financeiras para a nova gestão que assume a partir de 2019.

“O palco, para você ficar do dia da chegada do Papai Noel, até o dia 24, tem que ter eventos e pra gente ter atrações gera um custo muito alto”, explica Ondina.

Divulgação/CDL/SindiLojas