Eletrosul discute cronograma de instalação de usina termossolar

Divulgação/PML

O prefeito Mauro Candemil e a presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (FLAMA), Deise Xavier Cardoso, foram recebidos nesta quarta-feira, 28, pelo presidente Gilberto Eggers da Eletrosul e alguns membros  de sua diretoria em Florianópolis,  para apresentar o cronograma de instalação da futura usina termossolar, que será implantada em Caputera, com investimento na ordem de R$ 16,5milhões e capacidade de geração de energia equivalente a 0,25 MWe.

O empreendimento da Eletrosul será um dos primeiros do país a utilizar exclusivamente a energia térmica solar para geração de eletricidade e o objetivo é testar a eficiência da tecnologia CSP (Concentrated Solar Power).

Na mesma ocasião, o Diretor de engenharia Rogério Bonini, apresentou ao prefeito uma possibilidade de implantar em Laguna um curso de pós-graduação, de especialista em energias renováveis (solar, eólica, biomassa e outras), de 360 horas.  O prefeito irá procurar as universidades da região para interesse em parceria.

Tecnologia

A Usina Termossolar utilizará concentradores cilindro-parabólico, com espelhos curvados, formando estruturas parecidas com calhas. Elas são suspensas por torres e se movimentam a partir de um mecanismo de rotação que faz com que os espelhos acompanhem a trajetória solar.

Os raios solares são refletidos pelos espelhos para um tubo que absorve a radiação solar e a transfere, na forma de calor, para um fluido térmico que circula no interior dessa tubulação. O fluido troca calor com um segundo circuito interno. Essa troca resulta em vapor que impulsiona uma turbina acoplada a um gerador elétrico, produzindo eletricidade.

USINA EM NÚMEROS

Início das obras: 2019

Duração total do projeto: três anos

Área da usina: 2,8 hectares

Extensão dos espelhos: 600 metros

Capacidade elétrica instalada: 0,25MW

Custo total: R$ 16,5 milhões

Notícias relacionadas

Previous
Next