Dia Nacional do Samba será comemorado em Laguna

A Secretaria de Turismo, com apoio da Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna (Liesla), promove no próximo sábado, 1º de dezembro, uma noite em comemoração ao Dia Nacional do Samba.

O evento acontece a partir da 21h30, em um palco montado na praça República Juliana (defronte ao museu Anita Garibaldi), por onde as cinco escolas de samba da cidade Vila Isabel, Mocidade Independente, Brinca Quem Pode, Os Democratas e Xavantese apresentarão.

Além das agremiações carnavalescas, vai haver uma palestra musical com o grupo Boca da Noite e a cantora Maricélia Brito, que contarão a história do ritmo e farão uma demonstração das principais composições que marcaram a evolução do samba ao longo dos tempos.

A prefeitura repassou para o evento o recurso de R$ 11 mil, além de disponibilizar, “toda a infraestrutura: palco, tenda, sonorização, iluminação, segurança, banheiros”, informa o secretário de Turismo, Evandro Flora.

Sem corte carnavalesca

João de Souza Junior, presidente da Liesla, afirma que não deve acontecer este ano a escolha do rei Momo, rainha e princesas do Carnaval, como ocorreu ano passado. Ainda segundo ele, existe a pretensão, por parte da administração municipal, “de fazer algo maior com o show de um sambista ou puxador de samba de fora”.

No entanto, esse desejo da vinda de um profissional das agremiações cariocas, está descartado para este ano, afirma Flora. “Vamos fazer esse evento com o pessoal da nossa terra, para valorizar e quem sabe no futuro faremos algo maior”, salienta.

Saiba mais

O Dia Nacional do Samba, lembrado em 02 de dezembro, é uma data extraoficial, surgida na década de sessenta em um congresso de sambistas que se tornou lei, na Bahia em 1963 e na antiga Guanabara (atual Rio de Janeiro), em 1964. A data também marca, ao menos no território baiano, a visita feita em 1940 pelo compositor Ary Barroso, autor de uma das mais famosas canções brasileiras, “Aquarela do Brasil”.

Apesar de não haver uma oficialização do dia 02 à nível nacional, diversas cidades promovem eventos anuais em comemoração ao ritmo que embala, principalmente, o Carnaval, um das festas populares mais famosas do Brasil.

Notícias relacionadas

Previous
Next