Previous
Next

Com novo prazo, registro de chapas para eleição da CDL termina terça-feira

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Laguna estendeu o prazo para registros de chapas para eleição da nova diretoria. Inicialmente, o período de inscrição havia terminado no dia 05 de novembro, e agora, segue até o dia 20 deste mês.

A publicação de um novo edital, com anuência da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL), se tornou necessário após nenhuma chapa ter sido registrada para o pleito que continua marcado para 28 de novembro.

Ondina Silveira, atual presidente da entidade, lamenta a situação que segundo ela aconteceu inclusive na eleição em que foi eleita. “Não é possível a entidade ficar sem representação no nosso comércio, pela força que possui”, afirma.

“Acho que o pessoal fica com medo de não querer assumir a responsabilidade, mas acredito que cada um tem que fazer a sua parte”, explica Ondina ao ser questionada das razões que podem estar levando os associados a não quererem participar da eleição. A possibilidade de receio por parte deles, por conta de problemas jurídicos que a CDL teve anos atrás é afastada por ela, que afirma que a maioria das pendências já foram resolvidas.

Ondina garantiu à reportagem que não pretende concorrer à reeleição por entender que já concluiu sua parte enquanto esteve a frente da CDL e que outros associados devem assumir a entidade pela importância que ela tem na sociedade.

Requisitos para inscrição

O registro dos concorrentes à diretoria devem ser feitos até as 18h (término do horário comercial), na secretaria da entidade. São elegíveis os candidatos quites com a CDL e que não possuírem nome ou empresa com registros junto aos sistemas de dados do Serviço de Proteção ao Crédito e similares.

A chapa deve apresentar ainda as declarações negativas (obtidas junto à entidade) de pessoa física ou jurídica dos integrantes da chapa para diretoria executiva, conselhos fiscal e suplentes.

A eleição acontece no dia 28 de novembro (quarta-feira), em assembleia geral ordinária com convocação inicial às 15h. Não havendo quórum de associados, uma nova abertura será feita às 15h30, com qualquer número de presentes.

A votação ocorre das 15h30 às 17h30, no auditório da CDL, localizado na rua Raulino Horn, nº 94, sala 03, no Centro Histórico.

O que acontece se não houver chapa inscrita?

Caso haja somente uma chapa inscrita a eleição se dará por aclamação na assembleia marcada com os mesmos trâmites, porém sem votação. Se não houver concorrentes a situação da CDL de Laguna será entregue ao jurídico da FCDL que decidirá a solução para o impasse.

Ondina afirma que já foi orientada a encaminhar ofício à federação relatando toda a situação e explica que se não havendo posse no dia 1º de janeiro de 2019, qualquer movimentação do financeiro da entidade fica impossibilitada.