Vídeo: Pinguim aparece na lagoa do Imaruí, em Barranceira

Foto: Vilson Machado/Colaboração

O morador de Barranceira, Vilson Machado, flagrou na manhã deste sábado, 17, um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) nadando nas águas da lagoa do Imaruí que banha a comunidade. O vídeo, enviado por ele ao Portal Agora Laguna, mostra o animal se divertindo e ao mesmo tempo se deliciando com alguns pequenos peixes atirados para ele.

Essa não é a primeira vez que um pinguim aparece na lagoa. Segundo Santiago Anguita, assistente de comunicação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos da Udesc em Laguna (PMP-BS), por ser de espécie juvenil pode apenas estar perdido e que logo deve reencontrar o caminho natural. O projeto está fazendo a monitoração do animal que apareceu em Barranceira.

Aliás, é comum aparecer pinguins nessa época do ano, o PMP-BS recolheu um recentemente em Tubarão. Anguita explica ainda que devem haver outros animais da espécie nadando nas proximidades da comunidade, o que confirma relatos de moradores à reportagem do Portal.

Barranceira se denomina como uma comunidade bonita e hospitaleira, e por isso o novo “visitante” estava aproveitando a recepção e, claro, curtindo o sol e as águas da lagoa neste fim de semana.

O pinguim foi recolhido neste domingo, 18, pela equipe do projeto que o levou à sua unidade em Laguna, para procedimentos de estabilização. Segundo informações da instituição, ele estava franco e com aparência debilitada. Caso você encontre um animal marinho vivo ou morto, não esqueça de acionar o PMP-BS, pelo telefone (48) 3647 7928.

Atualizado em 19/11/2018 às 12h.

Notícias relacionadas

Previous
Next