Fechamento da Fonte da Carioca é solicitado pelo Comdema; entenda

Tradicional ponto turístico de Laguna, a Fonte da Carioca será fechada nos próximos dias. O pedido para o fechamento foi feito pelos integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), após reunião realizada nesta terça-feira, 06.

Segundo o órgão, a medida é uma prevenção para que a água da fonte possa continuar à disposição dos moradores e turistas. O conselho elaborou um ofício com os pontos que embasam a solicitação e encaminhou à prefeitura que decretou o acatamento do pedido de maneira mais rápida possível.

O Comdema levou em consideração laudos laboratoriais realizados recentemente na Fonte da Carioca. A manutenção visa a realização de medidas para a correção dos níveis de pH da água e a presença, no líquido, de sólidos dissolvidos e alumínio. Os valores apresentados pelas pesquisas técnicas estão em desacordo com o aceitável para o corpo humano.

Confira o comunicado do conselho

Reuniu-se neste dia 6 de novembro de 2018, na sala de reunião da Udesc, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema). Na pauta, os resultados das análises da água da Fonte da Carioca. Após discutido e aprovado foi sugerido pelo Conselho o fechamento imediato da Fonte da Carioca para fins de manutenção, sendo que a última foi realizada há 8 anos.

Tal providência é imediatamente necessária a fim de estabelecer o consumo de água pela população, tendo em vista que alguns parâmetros diagnosticados por laudos estão em desconformidade com a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) tais como:

PH – responsável pelo parâmetro de estabilidade da água – apresenta diferenciações;

Alumínio – está dentro da faixa limite para o consumo;

Sólidos totais dissolvidos – são matérias orgânicas (fragmentos de folhas e galhos decompostos) e foi diagnóstico pelo laudo, conforme três testes examinados por laboratórios à pedido do Comdema. O laudo não apresentou a presença de coliformes fecais.

Destaque que, o Conselho se compromete no acompanhamento e aconselhamento das medidas necessárias ao retorno das atividades da Fonte da Carioca.

Carla de Souza Silveira – Presidente do Comdema

Notícias relacionadas

Previous
Next