Museus serão vistoriados pelo MPSC

Foto: André Luiz/Agora Laguna

Promotores de Justiça vão vistoriar, nesta semana, os museus Anita Garibaldi, em Laguna, e Willy Zumblick, em Tubarão. A iniciativa faz parte de uma ação para incrementar a proteção ao patrimônio histórico-cultural em Santa Catarina.

Além da região da Amurel, o Ministério Público do Estado, com o apoio de órgãos e instituições de proteção ao patrimônio público, vão vistoriar 12 museus de sete cidades catarinenses. As visitas em Laguna (às 8h) e Tubarão (às 11h) estão previstas para esta quarta-feira. A ideia surgiu dentro do Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC), criado pelo MPSC.

“Ações em cooperação são fundamentais para a obtenção de resultados na proteção do patrimônio histórico-cultural. O Grupo materializa essa realidade na forma de uma atuação conjunta em diversos municípios”, explica o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), o promotor de Justiça Paulo Antônio Locatelli.

Em nível nacional, a ação envolve unidades do Ministério Público estadual de 15 estados brasileiros, mais o Ministério Público Federal. Em Santa Catarina, a ação envolverá a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Iphan, o Conselho Regional de Museologia  da 5ª RegiãoPR/SC (Corem), o Corpo de Bombeiros Militar Estadual e todas as demais entidades ligadas ao tema e integrantes do GPHC.
Museus em regularização

Os dois museus que serão visitados pela comitiva já foram tema de uma matéria publicada em setembro deste ano no DS. Após o incêndio no Museu Nacional, do Rio de Janeiro, a reportagem mostrou que o Museu Anita Garibaldi, em Laguna, não está regularizado conforme as normativas do Corpo de Bombeiros.

A mesma matéria revelou que o Museu Willy Zumblick, de Tubarão, que contém em seu acervo 72 obras do artista plástico tubaronense, está em fase de regularização perante o Corpo de Bombeiros.