Laguna Sustentável: iniciativa pretende revitalizar espaços no município

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 108 visualizações,  4 views today

Muito em breve, a terra de Anita poderá ter espaços renovados alinhados à práticas de sustentabilidade. A criação de modos para o desenvolvido dessa ideia norteia o projeto “Laguna Sustentável: proposição de práticas sustentáveis e desenho ambiental”, da jovem arquiteta lagunense, Beatriz Bergler.

A iniciativa foi concebida participar de concurso promovido em conjunto pelos Rotary Club de Laguna e República Juliana. Os clubes ofereceram uma bolsa integral de pós-graduação no programa de especialização em consultoria ambiental, da Fundação Universitária Ibero-Americana (Funiber).

“Pretende-se elaborar um mapeamento dos potenciais espaços passíveis de revitalizações de alguns bairros da área urbanizada da cidade, e apresentar projeto urbanístico para os mesmos, segundo os princípios do Desenho Ambiental”, explica Beatriz.

A arquiteta coletará dados referentes aos níveis de densidade, aproveitamento do território, índices sobre gestão, destinação e tratamento de resíduos (coleta de lixo e saneamento), áreas de preservação e potenciais espaços passíveis de revitalizações.

Após a obtenção dos indicadores, será realizada a análise dos dados e depois, os pontos a serem trabalhados serão enumerados por meio de ações de educação ambiental, como por exemplo, palestas sobre práticas sustentáveis em construção civil, workshops acerca de cidades sustentáveis e ainda, a organização de mutirões para a criação de hortas comunitárias.

Um dos objetivos, segundo Beatriz, é oportunizar a “conscientização da população acerca da preservação do meio ambiente e da paisagem urbana”. O projeto “Laguna Sustentável” será desenvolvidos pelos próximos dois anos, dentro das aulas do programa de especialização. Os custos de algumas ações terão custeio do Rotary Club de Laguna.

Notícias relacionadas