Mutirão de Limpeza de Rios e Praias é transferido para o dia 22, por conta da previsão do tempo

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que seria lembrado com diversas ações em Laguna no próximo dia 15, foi transferido para o dia 22 (sábado). A mudança aconteceu por conta da previsão do tempo que indica péssimas condições climáticas para a data inicial.

A organização do evento está sendo feita pela Secretaria de Pesca e Agricultura (SEPAGRI) e Fundação Lagunense do Meio Ambiente (FLAMA), em conjunto com Instituto Boto Flipper e associações de surfe do município.

As atividades acontecem a partir das 9h, na região do Centro Histórico, praias do Mar Grosso, Prainha da Ponta da Barra, Gravatá, Galheta, e Molhes da Barra. Para a praia do Cardoso está sendo previsto para iniciar por volta das 14h, após um passeio ciclístico. Os voluntários farão o recolhimento do lixo e a promoção da educação ambiental.

Sobre a data:

Realizada desde 1986, pela ONG The Ocean Conservancy, dos EUA, o International Coastal Day, é uma ação mundial que visa mobilizar voluntários em diversas partes do mundo para despoluir os ambientes costeiros, fazendo a coleta e o registro do lixo que é depositado, irregularmente, nestes locais.

Os dados servem de fonte para subsidiar as políticas (inter)nacionais e de base para estudos de núcleos educacionais e, principalmente, pesquisas do campo acadêmico. A mobilização mundial é promovida por inúmeras entidades que promovem atividades nas áreas de políticas públicas, conservação e educação no âmbito ambiental, em todos os ambientes naturais do globo terrestre.

O objetivo para 2018 é mobilizar 5% da população mundial nas ações de limpeza do meio ambiente. 150 países, até o momento, participam da ação. No Brasil, mais de duzentas cidades confirmaram a participação, dentre elas: Laguna, Imbituba, Garopaba e Palhoça.

Notícias relacionadas

Previous
Next