Mais de 400 quilos de lixo são retirados das praias da cidade por mutirões de limpeza

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 88 visualizações,  4 views today

No primeiro domingo de primavera, 23, uma união de diversas entidades lagunenses reuniram-se para realizar diversos mutirões de limpeza em pontos estratégicos da cidade, focando, principalmente, nas praias da cidade. A atividade integrou a comemoração do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

Reunidos nas praias do Mar Grosso, Gravatá, Cardoso, Ponta da Barra, Galheta e também, docas do Centro Histórico, os participantes da ação conseguiram retirar mais de quatrocentos quilos de resíduos, sendo que a maior quantidade encontrada foram de cordas, nylon, redes de pesca e diversos tipos de plástico.

As atividades em Laguna são resultados de parceria entre Instituto Ambiental Boto Flipper, Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri), Fundação Lagunense do Meio Ambiental (Flama) e as associações de surfe da cidade. A Secretaria de Obras também auxiliou os trabalhos recolhendo o lixo ao final dos mutirões.

Sobre a data:

Realizada desde 1986, pela ONG The Ocean Conservancy, dos EUA, o International Coastal Day, é uma ação mundial que visa mobilizar voluntários em diversas partes do mundo para despoluir os ambientes costeiros, fazendo a coleta e o registro do lixo que é depositado, irregularmente, nestes locais.

Os dados servem de fonte para subsidiar as políticas (inter)nacionais e de base para estudos de núcleos educacionais e, principalmente, pesquisas do campo acadêmico. A mobilização mundial é promovida por inúmeras entidades que promovem atividades nas áreas de políticas públicas, conservação e educação no âmbito ambiental, em todos os ambientes naturais do globo terrestre.

O objetivo para 2018 é mobilizar 5% da população mundial nas ações de limpeza do meio ambiente. 150 países, até o momento, participam da ação. No Brasil, mais de duzentas cidades confirmaram a participação, dentre elas: Laguna, Imbituba, Garopaba e Palhoça.

Notícias relacionadas