Estacionamento rotativo no centro histórico começa em outubro

Foto: André Luiz/Agora Laguna/Arquivo

O projeto piloto de caráter educativo e de orientação social do estacionamento rotativo irá iniciar dia 1º de outubro, com duração de 60 dias, e gratuidade.

O horário de funcionamento do estacionamento rotativo será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e nos sábados das 8h às 12h.

Saiba mais:

Objetivo

Socializar o espaço público, possibilitando maior rotatividade nas ruas do Centro Histórico, como forma de facilitar a trafegabilidade e rotina dos usuários e incentivar o comércio local.

Iniciativa

Do município de Laguna, de acordo com o Decreto nº 5.063 / 2018 de 20 de agosto de 2018 (INSTITUI O PROJETO PILOTO PARA INSTALAÇÃO DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO NO MUNICÍPIO DE LAGUNA), com base na competência legal atribuída aos municípios, de coordenar as ações envolvendo a parada, circulação e estacionamento nas vias municipais.

Quanto vai custar?

Será GRATUITO durante o período experimental (60 dias) do Projeto Piloto. Após esse período, poderá ser renovado ou haverá implantação de cobrança de taxa, com valor a ser fixado conforme os resultados das avaliações técni-cas feitas no período inicial do Plano Piloto.

Qual o tempo limite de permanência na vaga da RUA / AVENIDA?

2 horas, sem renovação de vagas na MESMA rua ou avenida onde estava o veículo. O condutor poderá estacionar em outra vaga de rua / avenida e assim, renovar o seu tempo limite (2 horas).

Horário de funcionamento

Segunda a sexta das 8:00 às 18:00h e nos sábados, das 8:00 às 12:00h.

Ruas/avenidas contempladas e números de vagas:

1- Gustavo Richard (145 vagas);

2- Raulino Horn (50 vagas);

3- Colombo Machado Salles (Cine Mussi até a Floricultura Amboni) – 106 vagas);

4- Oswaldo Cabral (até os Correios – 50 vagas);

5- Conselheiro Jerônimo Coelho (40 vagas);

6- Santo Antônio (ao Lado da igreja Matriz – 30 vagas)

Quando será implantado?

A partir de outubro de 2018.

Será implantado em todas as ruas da cidade?

Inicialmente, só no Centro histórico.

Existem disponíveis 730 ruas e avenidas, porém, no projeto piloto do estacionamento rotativo estão sendo disponibilizadas 421 vagas para atender de imediato à demanda da área comercial da cidade.

Como será feita a fiscalização?

Será realizada por 15 (quinze) servidores designados, treinados e identificados com vestimenta e crachá pela administração municipal.

Haverá aplicação de multas?

Sim, caso haja infração de trânsito.

As autuações e multas serão feitas pela Guarda Municipal de Laguna. A per-manência do veículo por mais de 2 horas na vaga, implicará em infração de trânsito, prevista no Artigo 181, inciso XVII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa será de natureza grave, com registro de 5 pontos na carteira de habilitação (CNH), no valor de R$ 195,23 e remoção do veículo para o depósito.

Motocicletas

As motocicletas estarão impedidas de estacionar nas vagas destinadas aos automóveis no estacionamento rotativo, dentro dos dias e horários estabele-cidos nas placas indicativas de sinalização e só poderão estacionar exclusi-vamente nas vagas destinadas às motocicletas.

O condutor (motociclista), que estacionar nas vagas do estacionamento rotati-vo, cometerá infração de trânsito, prevista no artigo 181, inciso X do Código de Trânsito Brasileiro. A multa será considerada média, com 4 pontos na CNH do condutor, no valor de R$ 137,00.

Previous
Next