Estacionamento rotativo no Centro Histórico começa amanhã

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 56 visualizações,  4 views today

Os motoristas que forem estacionar no Centro Histórico, em Laguna, a partir desta segunda, 1º, precisarão ficar atentos por conta do início do projeto-piloto do estacionamento rotativo. A iniciativa está sendo comandada pela Prefeitura de Laguna, e era uma reivindicação antiga dos comerciantes da cidade.

O projeto foi anunciado em agosto, e será testado por sessenta dias, prorrogáveis ou não. Nesse período, os condutores de automóveis podem estacionar pelo prazo máximo de duas horas, não sendo permitida a renovação de vaga. Servidores da prefeitura, farão a monitoria do sistema, ao longo da semana eles passarão por treinamento intenso, desde conhecimento turístico a legislativo.

O rotativo funcionará de segunda à sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h ao meio-dia. Inicialmente, nessa fase experimental, somente as ruas do Centro Histórico serão abrangidas.

Fique Atento:

A primeira fase do projeto tem caráter educativo e orientação social, portanto, nesse período ele será gratuito. Possíveis taxas serão instituídas após estudos que avaliarão a demanda e resultados dos estudos técnicos obtidos nessa fase.

Motos não podem ser estacionadas nas vagas destinadas aos carros durante o horário em que o rotativo estiver em funcionamento. Para as motocicletas há espaços específicos sinalizados.

Onde terá estacionamento rotativo?

Inicialmente, o estacionamento rotativo contará com 421 vagas, sendo oito para idosos e deficientes físicos. A iniciativa funcionará nas seguintes ruas:

  • Rua Gustavo Richard, 145 vagas;
  • Rua Raulino Horn, 50 vagas;
  • Avenida Colombo Machado Salles (Cine Mussi até a Floricultura Amboni, 106 vagas;
  • Rua Oswaldo Cabral (até os Correios), 50 vagas;
  • Rua Conselheiro Jerônimo Coelho, 40 vagas;
  • Santo Antônio (ao Lado da igreja Matriz), 30 vagas.

Segundo dados da administração municipal, foram mapeadas cerca de 730 ruas e avenidas para possível ampliação do estacionamento rotativo que pode acontecer brevemente.

Haverá fiscalização?

Quinze servidores da prefeitura foram designados para a função de monitorar o estacionamento rotativo e orientar os motoristas sobre o projeto. Eles terão uniforme específico e crachá para fácil identificação.

A Guarda Municipal de Laguna é a responsável pela aplicação de autuações e multas caso haja registro de infração. Se identificado um veículo ocupando uma mesma vaga por mais de duas horas, será aplicada multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro, de natureza grave, com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e valor de R$ 195,23. Ainda haverá remoção do carro para depósito.

O motociclista que desrespeitar a orientação e estacionar em vagas não autorizadas, estará cometendo infração também prevista na legislação de trânsito. A multa é considerada média e registra quatro pontos na CNH, além do valor de R$ 137,00.

Foto: PML

Notícias relacionadas