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DNIT/SC fará aplicação de microrrevestimento na Ponte Anita Garibaldi

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) vai começar na quinta-feira, 13, trabalhos de recomposição do pavimento com aplicação de microrrevestimento asfáltico sobre as pistas da Ponte Anita Garibaldi, na BR-101 Sul. As melhorias serão feitas em toda a extensão da plataforma elevada na estrutura, recobrindo toda a camada superficial. Com isso, a travessia terá trânsito com restrição em faixas de rolagem para abrir frente aos serviços em execução.

Os motoristas devem considerar trabalhos sobre pistas a partir das 07h15min, com encerramento das atividades às 18 horas. Caso as condições climáticas permanecerem estáveis – com sol e calor – as frentes de obras serão continuadas durante o final de semana.

Para que seja aberto espaço para a logística das atividades, uma das faixas de rolagem está sendo interrompida por espaço de tempo determinado, delimitada pela sinalização vertical provisória. Esse espaço isola os trabalhos do fluxo de veículos, resguardando a segurança de todos e fazendo com que o tráfego de veículos flua. Dentro do espaço cerceado pela sinalização provisória há sinais de advertência indicando a redução no limite de velocidade. Nas pistas duplicadas, os veículos de pequeno porte podem transitar até 110 km/h e os de grande porte tem limite máximo de 90 km/h. Nos espaços em obras, esse limite passa a ser de 60 km/h para todos os tipos de veículos.

O pavimento microrrevestido não substitui as três camadas asfálticas que compõe as pistas duplicadas da BR-101 Sul. Em alguns pontos, o revestimento tradicional chega a 20 cm, enquanto o pavimento em avaliação chega a ter 1,5 cm. Pela reduzida dimensão, mesmo em grandes extensões, o revestimento adequa-se ao traçado de pistas, sem sobressaltos.

As vantagens do uso deste tipo de processo estão ligadas a maior segurança, ao maior nivelamento da pista, preservação de ralos, bueiros e caixas de inspeção, menor geração de poluentes, maior adesão ao pavimento existente. Com o uso do microrrevestimento a frio, a retenção de tráfego é reduzida bem como a impermeabilização de trincas é feita com maior eficiência.

Como todas as atividades são realizadas em campo aberto, ficam sujeitas às condições do tempo: em caso de instabilidade, os trabalhos são suspendidos e retornam somente com dia ensolarado. Os motoristas precisam atentar e redobrar os cuidados, pois todas as obras são realizadas sobre as pistas e vias laterais, com equipamentos e profissionais em movimentação constante.

Os trabalhos de recomposição do pavimento das pistas na Ponte Anita Garibaldi vão continuar durante cerca de 20 dias, dentro das condições de tempo estável. Com chuva, o microrrevestimento asfáltico não pode ser aplicado e secado, devido a umidade nas bases. Para mais informações, a autarquia mantém canais de interação para usuários, mantido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental da BR-101 Sul), através do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links uteis no site 101sul.com.br.

A Ponte Anita Garibaldi (Ponte de Laguna) tem 2.830 metros de extensão, liberada ao tráfego de veículos desde julho de 2015. Ela faz a travessia sobre o Canal de Laranjeiras, no limite dos municípios de Laguna e Pescaria Brava, e está localizada entre o km 312,9 o km 315,73.

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