Foto: Muriel Ricardo Albonico/ESGA – DNIT/SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) iniciou nesta quarta-feira, 25, o depósito e compactação de rochas para compor a sub-base que vai comportar a pista para via lateral entre Caputera e Bentos, em Laguna. A frente de obras está alocada entre o km 306,3 ao km 307,2, com homens e equipamentos em movimentação no bordo direito do fluxo de longo curso (sentido Florianópolis-POA).

A empresa responsável pelos lotes de Obras Complementares montou estoque de rochas (rachão) e material britado (finos) para seguir com os trabalhos sem interrupção. A compactação dessa camada começa próximo do acesso a Caputera, intercalada com a construção de dutos para drenagem. Nenhuma das atividades interfere no trânsito de veículos, com espaços delimitados pela sinalização provisória de obras.

Para as comunidades lindeiras, atenção redobrada para a logística da construção. As obras acontecem próximo de Bentos e, com isso, as ruas existentes no entorno do empreendimento precisam rever a circulação local para não adentrar ao espaço dos serviços construtivos. Nas frentes em construção, somente pessoal autorizado por circular.

A construção de nova via lateral vai facilitar o acesso e a trafegabilidade entre aglomerados urbanos nos bairros de Caputera e Perexil, dando condições de segurança no trânsito de veículos e na circulação de pedestres, abrangendo cerca de 440 famílias das duas localidades. A plataforma em construção também será ligação estradal com Bentos – onde outras 110 famílias terão acesso à via – sem a necessidade de tráfego pelo fluxo de longo curso.

Nesta fase de obras na duplicação da BR-101 Sul catarinense serão construídos 4.901,50 metros de novas vias laterais, uma nova ponte para via lateral e a adequação de ponte existente no km 329,9, no Rio Capivari. Há trabalhos entre o km 321,1 ao km 324, em Pescaria Brava. O lote de Obras Complementares e Remanescentes se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão e já construiu e liberou cerca de dois mil metros de vias laterais, 1,5 mil metros de calçadas em Pescaria Brava com 2,2 mil metros construídos em na travessia urbana do bairro São Cristóvão, em Tubarão, um viaduto e quatro passarelas.