Em Laguna, Primavera dos Museus começa dia 17 com visitação pelo centro histórico

Acontece na próxima semana a 12ª edição da Primavera dos Museus, a nível nacional, que visa proporcionar ao público um contato maior com a história e, principalmente, os museus da cidade, além de atividades culturais para envolver os participantes.

Responsável por organizar a programação em Laguna, a Fundação Lagunense de Cultura (FLC), está organizando visitas guiadas pelo centro histórico, intervenção teatral e também oficinas. As atividades acontecem entre 17 e 23 de setembro.

Programação

Dias 17, 18 e 19 – às 9h e às 14h

Visita mediada: Turismo Cidadão – Novas perspectivas sobre o centro histórico

As visitas se iniciam pelo Cine Teatro Mussi, percorrendo diversos pontos do centro histórico e fechando no museu Anita Garibaldi. Os visitantes, no ponto final do percurso, serão surpreendidos com a intervenção teatral de Domingos de Brito Peixoto, representado pelo ator lagunense Thiago Santiago. A visitação é realizada em parceria com o Sesc – por meio do programa “Paisagem Cultural” – e Secretaria de Turismo. A atração é aberta ao público, mediante agendamento.

Dia 19/09, às 14h30.

Encontro: Reunião da comissão de avalização da intervenção do ‘Sino do Museu’

Objetivando dar continuidade às discussões levantadas pelo seminário ‘Segurança e Ressignificação de Acervos: Estudo de caso do Sino do Museu’, organizado pela FLC, meses atrás, onde foi criada uma comissão com membros do poder público e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. A reunião discutirá as propostas de intervenção concebidas por universitários do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna. Participam somente membros da comissão.

Dias 21/09, das 18h às 21h e 22/09, das 9h às 17h.

Oficina de Capitação: ‘Sistema Municipal de Cultura na Perspectiva do SNC’

O encontro acontece no Memorial Tordesilhas e tem a missão de capacitar os conselheiros municipais e debater o Sistema Municipal de Cultura. A oficina terá o comando da consultora Rea Silvia Barbosa, que tem mais de 20 anos de atividade na área cultural, com experiência na área de gestão cultural, elaboração e gestão de projetos/captação de recursos. Ela participa também do projeto “Intersetorialidade, Descentralização e Acesso a Cultura no Brasil” realizado pela Unesco/Ministério da Cultura com o objetivo de acompanhar a implantação do Sistema Nacional de Cultura – SNC nos estados e municípios do Paraná e Santa Catarina.

A oficina será dividida em três grandes temas:

  • Sistema Nacional de Cultura – Política Cultural e Gestão Compartilhada
  • Conselhos Municipais de Política Cultural
  • Plano Nacional de Cultura – Referencial Para Planos Municipais

Em meio às teorias e práticas da oficina, a oficina discutirá assuntos como cultura e cidadania; indicadores sociais para o estudo da cultura; função dos conselhos e papel dos conselheiros; Plano Nacional de Cultura e orientação para a construção do Plano Municipal, entre outros. A ação é destinada para os Conselheiros Municipais de Cultura.

Previous
Next