Dando continuidade ao Plano de Ação estruturado para resolver pendências no sistema de esgoto de Laguna, vistorias e testes de fumaça executados pela Casan estão detectando irregularidades nas bocas de lobo e nos canais pluviais. As irregularidades têm sobrecarregado a rede de esgoto e prejudicado o funcionamento da Estação de Tratamento.
Com 16 metas, todas de curto prazo e em andamento, o Plano de Ação está sendo compartilhado com a prefeitura, que editou um decreto de intervenção na agência local da empresa. A Companhia pretende repassar ao interventor uma relação das irregularidades encontradas.
Os testes iniciaram nesta quinta-feira, 23, em ruas do bairro Mar Grosso e devem seguir nos próximos dias.
O sistema pluvial está entre os principais problemas. Em dias de chuva, para evitar alagamentos os moradores se obrigam a abrir as tampas dos Poços de Visita (PVs) para escoar a água acumulada devido à drenagem deficitária ou inexistente, sobrecarregando a rede de esgoto e gerando transbordamentos. Para inibir o uso inapropriado, as tampas dos PVs estão sendo lacradas, cabendo à prefeitura a responsabilidade por eventuais alagamentos e inundações de vias.
Em uma das vistorias, os funcionários da Casan registraram um Boletim de Ocorrência pedindo investigação contra ações que dificultam a operação da estação elevatória. Na unidade bombeadora os técnicos retiraram muito material que teria sido depositado em um curto período de tempo, entre eles uma roda de bicicleta. Perceberam também que o disjuntor estava desarmado, mesmo sem o registro de temporais ou descargas elétricas que pudessem justificar tal desligamento.
“O objetivo de compartilhar as operações, as ações de melhorias e as irregularidades constatadas ao longo do processo é manter com a prefeitura um canal permanente e transparente de diálogo”, diz o superintendente Regional Sul/Serra, engenheiro Gilberto Benedet Junior, coordenador do Plano de Ação por Laguna.
Algumas das ações em andamento:
– Lacre de todos os Poços de Visitas (PV’s) e Caixas de Inspeção (CI’s) em cotas de alagamento e de Estações Elevatórias
– Instalação de segundo conjunto moto-bomba na EEB;
– Execução de Teste de Fumaça nas redes coletoras do Mar Grosso;
– Supervisão e Mudança no gerenciamento da operação da ETE Vila Vitória;
– Colocação em operação do segundo sistema de desague de lodo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE);
– Conexão de todas as equipes do SES Laguna no sistema remoto Aline, interligando as operações ao celular para agilizar a manutenção;
– Elaboração de Programa “Se Liga na Rede” para aumentar fiscalização;
– Campanha de conscientização do correto uso do sistema de coleta de esgoto de Laguna.
Saiba mais
De acordo com a companhia, com o teste, no qual é lançada fumaça na rede pública de esgotos, é possível identificar um conjunto de inadequações. As irregularidades comuns são: ligações cruzadas entre as redes de drenagem (de água da chuva) e de esgoto; problemas nos poços de visita (local em que os técnicos têm acesso à rede de esgotos) e nas caixas de inspeção (local em que o morador faz a conexão de seu sistema individual de esgoto à rede da Casan).
Também permite identificar calhas e ralos que escoam água da chuva na rede de esgoto. Isso, diz a Casan, é uma ação que compromete o bom funcionamento das redes coletoras e também da Estação de Tratamento de Esgotos.
Para realização do teste, se usa um equipamento especial que avalia, ao insuflar fumaça nas redes, se há ligações inadequadas. A fumaça usada nestas avaliações não é tóxica e não apresenta riscos. Um material explicativo e educativo sobre o teste será entregue com antecedência aos moradores, para que estejam cientes da realização dos trabalhos.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (48) 3644-8100 e (48) 3644-8109, na Agência da Casan de Laguna.
Datas e locais:
Bairro Mar Grosso: dias 23 e 24 de janeiro / 27 a 31 de janeiro / 3 e 4 de fevereiro
Bairro Magalhães: 5 a 7 de fevereiro