Previous
Next

Testes de fumaça serão realizados pela Casan em Laguna

Divulgaçãao

Entre 23 de janeiro e 7 de fevereiro, técnicos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) vão executar novos de testes de fumaça na rede de esgotamento sanitário dos bairros Mar Grosso e Magalhães, em Laguna. Os trabalhos tem apoio da prefeitura de Laguna.

De acordo com a companhia, com o teste, no qual é lançada fumaça na rede pública de esgotos, é possível identificar um conjunto de inadequações. As irregularidades comuns são: ligações cruzadas entre as redes de drenagem (de água da chuva) e de esgoto; problemas nos poços de visita (local em que os técnicos têm acesso à rede de esgotos) e nas caixas de inspeção (local em que o morador faz a conexão de seu sistema individual de esgoto à rede da Casan).

Também permite identificar calhas e ralos que escoam água da chuva na rede de esgoto. Isso, diz a Casan, é uma ação que compromete o bom funcionamento das redes coletoras e também da Estação de Tratamento de Esgotos.

Para realização do teste, se usa um equipamento especial que avalia, ao insuflar fumaça nas redes, se há ligações inadequadas. A fumaça usada nestas avaliações não é tóxica e não apresenta riscos. Um material explicativo e educativo sobre o teste será entregue com antecedência aos moradores, para que estejam cientes da realização dos trabalhos.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (48) 36448100 e (48) 36448109, na Agência da Casan de Laguna.

Datas e locais:

Bairro Mar Grosso: dias 23 e 24 de janeiro / 27 a 31 de janeiro / 3 e 4 de fevereiro
Bairro Magalhães: 5 a 7 de fevereiro