Vídeo: Baleias-francas são avistadas em Laguna

Pelo menos três baleias-francas foram avistadas em Laguna entre sexta-feira, 23, e a manhã desta terça-feira, 27. Os animais estavam na região das praias do Cardoso e do Gi – este foi registrado em vídeo pelo Laboratório de Zoologia (Labzoo) da Udesc Laguna.

Os primeiros avistamentos foram feitos na sexta pelos alunos da graduação em Ciências Biológicas, na região da Ilha dos Lobos, na Praia do Gi. “O vídeo [veja acima] foi feito a partir de ponto fixo na Pedra do Frade, de onde alunos de graduação em Ciências Biológicas estão pesquisando o comportamento das baleias-francas”, conta o professor Pedro Castilhos, coordenador do Labzoo.

O monitoramento do laboratório é feito em parceria com a Apa da Baleia Franca (Apa-BF) e Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar), do Ministério do Meio Ambiente. Esse foi o primeiro registro de salto de baleia feito pelos alunos, que observam os cetáceos desde o início de agosto.

Já as mais recentes observações foram feitas pelo surfista João Alberto Schmidt, o conhecido ‘Baiuka’, nesta manhã na Praia do Cardoso, região da ilha. Segundo ele, se tratava de uma baleia-franca mãe acompanhada do filhote. A “magia” do cenário visto, diz Baiuka, no entanto foi prejudicada pelo clima chuvoso deste dia 27 que impediu o registro de uma foto melhor da dupla de cetáceos.

Recentemente, na Praia da Cigana, também no entorno do Farol de Santa Marta, o primeiro monitoramento aéreo da SC Par Porto de Imbituba flagrou duas baleias.

Foto: João Baiuka/Arquivo Pessoal

Notícias relacionadas

Previous
Next