Agentes da GML passam por capacitação para porte de armas de fogo

Foto de arquivo: Divulgação

Os agentes da Guarda Municipal de Laguna (GML), passaram por testes de capacitação e habilitação em arma de fogo realizada na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis. Os profissionais já estão aptos a portarem os equipamentos e aguardam apenas a aquisição dos itens por parte da administração municipal, conforme processo de convênio que está em andamento, desde 2014, junto à Polícia Federal para a expedição das autorizações de porte.

Os treinamentos para o porte de arma de fogo, por parte da GML, iniciaram no dia 29 de outubro de 2018. Segundo a instituição, os agentes foram habilitados ainda ao uso de espingardas de calibre 12GA. A última fase de provas práticas, foi realizada esta semana com testes de pistola em alvo de quatro cores, onde os guardas tinham de acertar seis séries de quatro disparos em menos de oito segundos no objetivo.

A guarda atua principalmente na proteção patrimonial, apoio às operações de outros órgãos de segurança, como as polícias civis e militares e orientações de tráfego. O efetivo conta com treze agentes, sendo que há intenção da prefeitura de realizar concurso público para a integração de novos profissionais.

Em outubro, o órgão realizou uma paralisação das atividades por conta, dentre outros motivos, da falta de reposição salarial. Uma das revindicações feitas à época foi atendida na semana passada pelo governo municipal que adquiriu novos coletes balísticos.

Notícias relacionadas